quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bom Jesus do Itabapoana, RJ, ganha incentivo na produção de cacau


Assinatura de contrato de financiamento foi no último final de semana.
A assistência é para fomento à fruticultura irrigada.

Produtor Messias assinou contrato de
financiamento (Foto: Robson Oliveira / Frutificar)


A cidade de Bom Jesus do Itabapoana , no Noroeste Fluminense, vai contar com o apoio e assistência técnica do programa estadual de Agricultura Frutificar na produção de cacau. A fruta tem condições de clima e solo ideais na cidade para o seu desenvolvimento. No último sábado (14) o secretário estadual de agricultura, Alberto Mofati, assina com o produtor Messias Borges Moraes, o primeiro contrato de financiamento para desenvolvimento da lavoura cacaueira no estado. A assistência é para fomento à fruticultura irrigada.


“A inclusão do cacau no leque de frutas financiadas pelo programa tem como objetivo atender ao crescente número de produtores, que cultivam o cacau como alternativa de diversificação da atividade rural. Também é uma cultura de reflorestamento que pode ser consorciada com outras espécies”, frisou Mofati.


O município de Bom Jesus do Itabapoana possui lavouras de até 35 anos em áreas que variam de 0,30 a 2,50 hectares. A semente da fruta é o principal produto comercializado para a indústria de chocolate, sob diversas formas, após fermentação e secagem. O Frutificar já incentiva com assistência técnica, financiamento com juros de 2% ano e apoio à comercialização a produção de morango, abacaxi, goiaba, coco, pêssego, uva, banana, maracujá, manga, laranja, tangerina e limão.


Produção de Cacau em Bom Jesus (Foto: Divulgação / Programa Frutificar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário