quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Etiqueta em tempos de redes sociais




As redes sociais deram um grande salto no campo de relacionamentos humanos. Os meios de comunicação que antigamente eram utilizados com a finalidade de realmente fazer a comunicação de assuntos importantes entre pessoas hoje são utilizados como meios de alienação.

Hoje, os meios de comunicação são utilizados para derrubar toda e qualquer moralidade partindo da defesa do individualismo e do direito de fazer o que tiver vontade. Rasgaram a ética, enterram a moral e anularam o princípio básico da comunicação a "imparcialidade".

                "O que não se deve discutir e ou expor nas Redes Sociais."

Como todo comportamento social, devemos ter um manual de etiqueta para as redes sociais. As pessoas usam as redes como se estas fossem um diário!

A principal regra é nos policiarmos mantermos  a privacidade de nossa intimidade.

"É como um amigo. Hoje as pessoas postam no Facebook coisas que diziam para si na frente do espelho", explica Cecilia Lima, consultora de imagem e de mídias sociais. Para a especialista, isso é positivo e é preciso apenas um pouco de habilidade para saber manejar ferramentas que permitem compartilhar ações com grupos ou pessoas escolhidas e até mesmo impedir que outras vejam suas postagens. "Não é preciso desfazer a amizade na maioria dos casos", diz.


Não resta dúvidas que o desenvolvimento das redes sociais nos últimos anos trouxe muitas coisas positivas. Hoje podemos dar os parabéns a amigos distantes, recados etc., em numa questão de segundos. Isso é indiscutível. Mas as redes sociais também trouxeram um excesso de compartilhamentos , como gostamos de lhes chamar, “sangramentos. No whats apps, Twitter,Facebook e Instagram.

Vemos os status todos os dias, as atualizações passivo-agressivas que não é suposto ninguém perceber, mas que todos sabem  até certo ponto porque os três posts anteriores dão pistas suficientes. Todos somos culpados deste pecado até certo ponto. É fácil esquecer que os pensamentos que partilhamos numa rede social estão acessíveis para centenas de “amigos” ou seguidores dissecarem. É muito mais fácil escrever os nossos sentimentos do que verbalizá-los.

O melhor conselho que podemos dar sobre a mistura de redes sociais e relações é: sempre que quiser partilhar demasiado a sua vida sentimental o melhor será ligar para um amigo. Nunca pergunte ao público — nada de bom poderá vir daí. E sabe que mais? Os seus amigos não querem saber da história. É desconfortável. 

Aqui estão algumas dúvidas e alguns exemplos de estados/status sobre relações, românticas, religiosas e ou outras, que não deverá partilhar no Facebook:


1 - As redes sociais multiplicaram os comportamentos equivocados ou apenas expuseram essa realidade?
Aumentaram! E de forma muito rápida também. Alguns comportamentos inadequados só se tornaram possíveis devido à existência das redes sociais. Como, por exemplo, fotografar e marcar pessoas em situações constrangedoras. Alguns deles chegam a extremos, como postar fotos de funerais e expor pensamentos ofensivos, passíveis de punições legais.

2 - É verdade que pessoas podem sofrer de estresse pensando que precisam ficar postando coisas legais para mostrar aos amigos? 

Sim. Há diversos trabalhos científicos hoje que mostram a melancolia que se instala diante da possibilidade de não sermos vistos, de não podermos estar em todos os lugares ao mesmo tempo (como se dá no mundo virtual). Isso já é um fato preocupante e tratado nos consultórios psiquiátricos.

3 - Algumas pessoas somam milhares de amigos no Facebook. Isso é um exemplo de um "sem-noção virtual"?
Sim . Se você é um artista, escritor, jornalista, fotografo, politico e etc. justifica ter um exagerado número de pessoas e seguidores para divulgar suas atividades. Mas amigos de verdade tem que haver um engajamento para partilhar um conteúdo interessante. De nada adianta ter milhares de amigos e não conhecer nenhum pessoalmente, apenas números.


4 - É comum ouvir reclamações sobre os compartilhamentos, postagens, convites para participar de grupos. Existe regra para isso?

É uma questão de bom senso. Deve-se ter em mente o que o outro gostaria de ler, quais seriam seus interesses e a partir daí selecionarmos os convites, por exemplo. Em relação ao que postamos, as consequências serão todas para quem postou: é a imagem da pessoa que está em jogo. O que quer mostrar para o mundo sobre quem você é? Alguém interessante, com algo bacana para dizer ou uma pessoa chata e vazia?

5 - O que é impensável publicar no Facebook? 

Sugiro fazer algumas perguntas antes de postar algo. Alguns exemplos: “Falaria isso pessoalmente?” ; “Gostaria de ler isso sobre mim?”; “O que isso pode contribuir para minha imagem?”; “Qualquer pessoa poderia entrar na minha página agora, sem que isso me causasse qualquer incômodo ou prejuízo?”; “ Isso é realmente interessante para outras pessoas?”; “Isso tem algum caráter preconceituoso”, entre outras antes de clicar na função "publicar".

6 - É possível criar grupos, familiares, amigos. Acha possível postar coisas mais íntimas selecionando o público?
Sim. Devemos nos utilizar destas ferramentas de privacidade que, embora não sejam perfeitas, ajudam a restringir a visibilidade de acordo com os grupos determinados.

7 - As pessoas parecem muito mais felizes, religiosas, amorosas, realizadas nas redes sociais do que na vida real. Isso é de fato exagerado? 

Sim. Não há necessidade de expormos nossos sentimentos religiosos e amorosos, estes são importante apenas para mim. Transparecia é importante sim, porém omitir em redes sociais não é mentir e sim preservar-se.

8 - Não fazemos isso também na vida real? Por exemplo, não colocamos fotos feias no álbum para guardar de recordação. O que pensa sobre isso?
Ninguém quer mostrar seu lado ruim aos outros. É normal tanto na vida virtual quanto na real. O que acontece no mundo online muitas vezes, porém, é um exagero em relação a esse tipo de coisa. O exagero é que prejudica e toma o lugar da honestidade e transparência, que deveriam ser priorizadas.Principalmente para os amigos que lhe conhece.


        "Para não se estressar na rede, vale até mesmo bloquear alguns contatos "


9 - É educado quem posta e publica informações o dia todo no Facebook?
Não diria que é mal educado, mas incômodo. Tudo deve ter sua medida exata ou acaba ficando cansativo e, nesse caso, a pessoa perde amigos e seguidores.

10 - Sou obrigado a curtir as publicações dos amigos? Ou a responder a todos os comentários?
Não. Curta aquilo que lhe transmitiu alguma afinidade, que queira comentar, enfim, que tenha a ver com a sua personalidade. Se for comentar, curta antes.

11- Posso desfazer a amizade com pessoas que estão me incomodando ou que compartilham coisas que me incomodam? 

Sem dúvida. Como no mundo real, evitamos manter contato com quem não está agradando. Podemos chegar ao extremo de bloquear a pessoa, inclusive.

12 - Meu chefe pede para ser adicionado aos meus amigos. Posso recusar, se não tenho intimidade ou não quero que ele veja minhas fotos na praia, por exemplo?
Faça uma lista de privacidade que inclua pessoas deste tipo e, ao postar algo, limite a visibilidade desta lista. Não há necessidade de não adicioná-lo.

13 - Ainda sobre colegas de trabalho, é educado deixar que eles vejam você na praia de biquíni, por exemplo?
Não acho muito adequado. Não acrescentará nada à sua imagem profissional, isso é fato. Limite essas visualizações para esse pessoal. Antes, pense se necessita mesmo postar fotos de biquíni (mesmo para os amigos).

14 - O Facebook pode ser um espaço para desafabar? Se, por exemplo, estou com raiva da chuva, do trânsito, do trabalho, etc.? 

Costuma-se fazer isso, mas além de cair em um lugar comum (um conteúdo inútil) não vai trazer nenhuma solução para os problemas. Evitar será muito melhor.

15 - Cumprimentar amigos pelo aniversário, nascimento do filho, novo trabalho. Posso fazer isso exclusivamente pelo Facebook? Ou no caso de pessoas mais íntimas ou importantes, é preciso completar essa lembrança, com um telefonema, por exemplo?
Telefonema e presença não devem ser deixadas de lado, não! Se a pessoa for mais amiga isso fará um grande bem para todos. Precisamos usar as redes sociais para conhecer pessoas, interagir, mas nunca esquecer que a verdadeira graça está na vida real.

      "Ter controle ao compartilhar fotos e sentimentos evita situações constrangedoras". 


16 - Posso comentar, curtir ou compartilhar informações de pessoas que não são meus "amigos"?

     Curtir ou não curtir? 

Sim .É raro quem não mantenha um perfil no Facebook. A ferramenta que possibilita manter contato com amigos e compartilhar todo tipo de coisa - sentimentos, pensamentos, novidades. E, assim como na vida real, há os que exageram na dose e postam tudo o que vem à cabeça.Mas como estamos em redes para conhecer pessoas, interagirmos etc. Obviamente com a educação necessária para construirmos uma boa imagem virtual.



Fonte: Consultas Ponto a Ponto Ideias e outras consultorias de redes

Nenhum comentário:

Postar um comentário