quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

OS NORMÓTICOS GANHAM ESPAÇO NA MÍDIA E CONSEQUENTEMENTE NA MASSA ...




A mídia das redes sociais e parte da imprensa escrita, falada e televisiva controladas, criou um neologismo que define de forma magistral o comportamento de grande parte das pessoas contemporâneas – a normose (expressão do filosofo Yves Leloup que define o comportamento de grande parte das pessoas contemporâneas) . Esta expressão se refere às práticas normalmente aceitas pelo consenso social, ou seja, pelas regras convencionais, mas que, na verdade, se configuram em hábitos que, muitas vezes, provocam prejuízos irreversíveis. Por exemplo: o consumismo desenfreado que hoje coloca em risco nosso Planeta. Assim nessa linha surgem boatos direcionados e preconceituosos, julgamento e lixamento popular na politica e na vida cotidiana, mentiras que se tornam verdades apenas em ouvir ou ler uma noticia sem averiguar a fonte.

Segundo Leloup, são considerados ‘normais’ os que aderem a este costume nocivo, e, por outro lado, são ‘loucos’ os que combatem este comportamento. Para Leloup, os primeiros são os normóticos – normais patológicos – mesmo que não tenham consciência disto.

Os temas mais comuns são perseguições e prejulgamentos, religião, politica, exageros e boatos sobre o comportamento e postura humana, exagero ambiental a exemplo do aquecimento global, a guerra pela água potável no futuro e propagandas governamentais tendenciosas, tele novelas ditando hábitos e distorcendo a realidade.

Enfim, foi se o tempo de checar-se a fonte da informação, esperar os julgamentos. Há uma grande irresponsabilidade ao se aceitar qualquer noticia ou comentar, curtir, compartilhar qualquer fato do qual não se tenha total conhecimento e certeza. A ética e a moral bases de boa convivência social estão se deteriorando. A mediocridade ganha espaço e com isso há um exército de manipuladores se aproveitam da NORMOSE coletiva para ditar regras que prejudicam o conjunto social e suas conquistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário