quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Photossinte: audiências sobre Porto Sul acontecem Hoje e amanhã em Ilhéus e Itabuna



Após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Governo da Bahia, Ministério Público, Bahia Mineração (BAMIN) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) acontecerá hoje quinta –feira em Ilhéus (12), e amanhã em Itabuna (13), mais duas audiências públicas de uma série já realizadas, no meu ponto de vista, mas com o intuito de atender aos caprichos do Ministério Público que se deixou contaminar pelos pastores da nova ordem religiosa dos Verdes. As questões ambientais estão mais do que definidas no (EIA) e (RIMA), por sinal relatório que tem mais haver com “Profecias Nostradâmicas”, afinal tudo é definido com suposições e probabilidades. Diga se de passagem que o Ministério Público (MP) e os "pseudos ambientalistas" com esta queda de braço com o Estado tem provocado prejuízos elevados desde de 2007.

Desde 2011, já foram realizadas sete audiências públicas, que ocorreram em Uruçuca, Itacaré, Coaraci, Itajuípe, Barro Preto e Itabuna, em 2012, além de Ilhéus, no ano de 2011. Ao todo participaram das Audiências do Complexo Portuário mais de 8.500 pessoas. Foram realizados três seminários técnicos, nos meses de abril, julho e setembro deste ano, com membros do Ministério Público.

ELES SÓ QUEREM TRAVAR O DESENVOLVIMENTO

Os supostos ambientalistas formou um aparato bancado por interesses estranhos de algumas corporações concorrentes do Estado para bloquear unicamente o desenvolvimento regional. Eles chegam de avião, se hospedam nos melhores hotéis da cidade e dispostos a gritar a favor do bloqueio do desenvolvimento e tudo isto bancado por quem?.

Eles não medem esforços em criam um clima catastrófico para tentar convencer os menos esclarecidos. Chegam ao ponto de citar manguezais que já foram invadidos por habitações irregulares como fonte de reprodução de vida marinha a exemplo de São Domingos, Vilela,Aritaguá e Juerana e Mamoãn; alardeiam que 100% dos pescadores serão prejudicados, mas esquecem de dizer que quem mais prejudica os pescadores é a politica de manipulação que sofrem; que a Lagoa Encantada secará, outra falta de conhecimento, a Lagoa tem um sistema nascedouros que a mantéme e ao contrário dos que dizem o Rio Almada não abastece a Lagoa, seu canal de acesso foi construído pelo exercito. Os absurdos mentirosos são tão grandes que deixa os mais cínicos “ verdes” de vergonha, nos chamando no íntimo de otários.

CORRENDO CONTRA O TEMPO

A expectativa da Bamin, é convencer o MP a retirar a ação que travou a construção do complexo portuário em Ilhéus, cujo projeto prevê a implantação de duas unidades no litoral da cidade - uma pública e outra privada, que será operada pela mineradora, dona dos direitos de exploração de jazidas de ferro em Caetité, no Sudoeste do estado.

Enquanto o Porto do Sul não anda, por culpa dos já citados acima, a Bamin vem investindo pesado para cumprir com as determinações de uma empresa com metas sustentáveis. O trabalho da empresa já lhe deu os primeiros resultados. Ainda semana a Bamin foi uma das empresas premiadas com o Selo Verde do Instituto Chico Mendes, devido ao projeto de micropropagação in vitro de espécies vegetais da zona de transição de Caetité.

AO CONTRÁRIO DOS ALARMISTAS

Os analistas econômicos dizem que o Porto Sul irá transformar nosso mercado de exportação e importação, com reflexos em todo o país. Estima-se que o porto movimentará, anualmente, 65.615 milhões de toneladas de grãos, minérios de ferro, carvão, siderurgia, etanol, fertilizantes e algodão,

Os alarmistas não mostram nenhum solução palpável para uma região se desenvolver e oportunizar os milhares de jovens que saem todos os anos das universidades regional e tem que se deslocar para outros pontos de país em busca de sonhos. E quando os fazem apresentam teorias falidas.

É obvio que não alimentamos utopias com relação ao porto, mas enxergamos centenas de oportunidades paralelas que serão criadas com a simples presença deste complexo em nossa região.

Até lá....

Ed Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário