Juçara Feitosa, ex-candidata a prefeita de Itabuna e o deputado federal Geraldo Simões. Foto: Facebook.
Por: Geraldo Simões
Nesta semana que comemoramos 33 anos de existência do PT e de 10 anos que estamos no Governo do Brasil, sinto-me na obrigação de manifestar por que me orgulho de ser petista. Também é com muito prazer, que falo das vitórias que alcançamos nestes 10 anos de Governo. Vejam porque:
Hoje o Brasil é a sexta economia mundial e o segundo país maior exportador de produtos agrícolas do mundo. Antes que termine a década, deve ficar entre as quatro maiores economias e passar a ser o primeiro exportador de produtos agropecuários do mundo, em contraste com o ano 2.000, quando éramos o 12º país na produção de manufaturas.
Até recentemente, no final do século passado, o Brasil vivia uma fase de estagnação econômica e de desemprego crônico. Quase a metade da população brasileira (45%) vivia na pobreza absoluta no início do século XXI. Hoje, com os programas sociais de nossos governos, a pobreza extrema foi combatida e será erradicada. De junho de 2011 até agora, foram retirados da extrema pobreza, mais de 22 milhões de pessoas. Nos próximos meses serão beneficiadas mais 2,5 milhões de pessoas que ainda faltam para retirar da extrema miséria, segundo programa anunciado no dia 19 pela Presidenta Dilma.
Para ter melhor ideia dos avanços de nosso Governo, nestes 10 anos, basta verificar algumas informações:
- No oitavo ano dos governos do PSDB, a inflação anual do Brasil estava em 12,5% ao ano e ameaçava crescer a mais de 20%, segundo a estimativa dos economistas. No final de 10 anos de governos do PT, a inflação está em 5,8%.
- No último ano dos governos anteriores, em 2.002, o dólar se encontrava praticamente a 3 reais. Atualmente, depois de 10 anos de nosso governo, ele se encontra em 2 reais.
- As reservas internacionais, no oitavo ano dos governos de FHC encontravam-se em 37,8 bilhões de dólares. Ao final de 10 anos, agora, no final de 2012, as reservas internacionais do Brasil chegam a mais de 378 bilhões de dólares.
- No final de 2002 o Brasil exportava o equivalente a 60 bilhões de dólares e importava em torno de 47 bilhões, com um saldo de pouco mais de 13 bilhões. No final de 2011, exportávamos mais de 256 bilhões de dólares e importávamos 226 bilhões, com um saldo de quase 30 bilhões (29,79 bilhões de dólares). Em novembro, segundo a revista Conjuntura Econômica da Fundação Getúlio Vargas- FGV, as exportações do ano de 2012 tinham sido de quase 223 bilhões (222,83) e as importações de 205 bilhões de dólares, com um saldo de 17,18 bilhões. Como podem ver, foi um crescimento considerável.
- Outros dados importantes se referem á melhoria salarial dos trabalhadores brasileiros. O salário mínimo, que se encontrava em torno dos 70 dólares ao final do governo FHC, R$195,00 em 2002, agora está em R$678,00, em torno de 340 dólares.
- Também o desemprego que era crescente, lembro que se falava do fim do emprego no Brasil e no mundo, que era em torno de 12 % em média (desemprego considerando um mês anterior de busca pelo trabalhador). Só em São Paulo o desemprego total (desemprego considerando se o trabalhador buscou emprego durante o último ano) chegava a quase 19%. Hoje o desemprego encontra-se em torno de 5%, havendo sido reduzido em São Paulo para a metade.
Tudo isto foi conseguido graças a uma política de redistribuição de renda através do programa Bolsa Família, dos programas sociais, do aumento do Salário Mínimo, da redução dos juros e fortalecimento do mercado interno. Graças a esta política econômica, muito diferente do arrocho salarial praticado pelos governos anteriores ao menor sinal de crise econômica, nossa política garantiu o crescimento e a estabilidade de nossa economia através da incorporação ao consumo da enorme parcela da população, que vivia excluída, particularmente do norte e nordeste. Agora o Governo dará continuidade a programas de construção civil (como o Minha Casa, Minha Vida) e de recuperação da infraestrutura, entrando em nova fase dos investimentos, que ainda darão maior estímulo á economia, ao mercado e ao emprego. Isso sem falar que, nesses 10 anos foram criadas mais Universidades que em todos os outros tempos, no Brasil inteiro, a exemplo da UFESBA que está sendo criada.
Por tudo que falei, e por muito mais, é que a população brasileira sabe reconhecer o desempenho do PT, manteve o Presidente LULA com grande índice de popularidade e agora mantém a Presidenta Dilma no começo de 2013 com mais de 73% de popularidade e na preferência dos brasileiros.
Por isso me orgulho de ser petista e de apoiar o nosso Governo.
GERALDO SIMÕES
Deputado Federal – PT/BA
Deputado Federal – PT/BA
Nota do blog: Texto disponibilizado no perfil do deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) na rede social Facebook, neste sábado (23).
Nenhum comentário:
Postar um comentário