Direto do Blog O TROBONE
A operação investiga denúncia de irregularidades na aplicação dos recursos federais repassados à Prefeitura de Ilhéus, no ano de 2010, proveniente do Ministério da Integração Nacional, para execução de dragagem, contenção de encostas, recuperação de drenagens e de pavimentação asfáltica nesta municipalidade.
As buscas foram realizadas na Prefeitura de Ilhéus, nas residências dos ex-secretários de Obras e Administração do município, e nos escritórios das construtoras contratadas para execução das obras.
As investigações identificaram um grupo de funcionários integrantes da gestão 2008/2012 da Prefeitura de Ilhéus (gestão Newton Lima), que teriam se beneficiado com o desvio de parte dos R$ 10.000.000,00, repassados através de convênio do Ministério da Integração Nacional com o município de Ilhéus.
O dinheiro que teria ido parar nos bolsos da suposta quadrilha, deixou de ser aplicado em obras que beneficiariam a população ilheense, sobretudo do bairro Teotônio Vilela e os altos do Cacau, Soledade, Carvalho, Formoso, do Coqueiro, da Tapera, do Seringal, dos Carilos, Tabuleiro da Baiana/Nerival, Luiz Gama e do Amparo, onde seriam realizadas as obras.
Durante as investigações, identificou-se que cerca de R$ 400.000,00 circularam nas contas bancárias da construtora subcontratada, sendo estes valores, sacados em espécie. Esses valores foram desviados por ex-funcionários da Prefeitura de Ilhéus.
Os investigados foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal de Ilhéus onde foram ouvidos, e responderão por peculato e formação de quadrilha, entre outros crimes.
Após a análise do material apreendido e das oitivas dos investigados, serão realizadas perícias nas obras contratadas, com a finalidade de verificar se foram efetivamente concluídas e auditar a aplicação dos recursos.
Daqui a pouco, às 11 horas, a PF promete dar mais informações sobre o caso, em uma entrevista coletiva a ser concedida pela delegada-chefe da DPF/Ilhéus, Denise Dias de Oliveira Cavalcanti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário