segunda-feira, 1 de abril de 2013

Agricultura familiar fornece alimentos à merenda escolar



Agricultura Familiar [UMA REVOLUÇÃO NA AGRICULTURA]

Por Jornal Panorama

Alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, fresquinhos, cultivados e colhidos por agricultores familiares vão direto para a merenda escolar dos educandários municipais de Taquara. Toda segunda-feira, os alimentos são selecionados, separados e transportados. Na manhã do último dia 25, o trabalho foi acompanhado por representantes das secretarias de Educação, Cultura e Esportes, de Agricultura e Meio Ambiente, além do Conselho da Alimentação Escolar e da Associação Taquarense da Agricultura Familiar.
Os produtores levam os alimentos até o Departamento de Merenda Escolar, estabelecido junto à Secretaria de Educação, para efetuar a separação dos hortifrutigranjeiros. Mediante a necessidade, já pré-estabelecida, por cada escola, os alimentos são carregados no caminhão refrigerado e transportados aos educandários. A Prefeitura destaca que todo o trabalho obedece parâmetros legais para que os estudantes tenham um cardápio variado sob a assistência de diversos profissionais, como da técnica em alimentação Camila Rodrigues, da coordenadora das merendas, Néris Bissaco e da nutricionista Lilian Alves.
A nutricionista Lilian explica que cada escola estabelece os alimentos necessários às suas refeições com o acompanhamento nutricional. Segundo ela, os alimentos são repostos uma vez por semana nas escolas municipais de educação infantil e a cada quinze dias nas escolas municipais de ensino fundamental. “Todo o processo recebe o nosso acompanhamento para que não haja desperdício”, menciona a nutricionista.
O secretário de Educação, Antônio Edmar Teixeira de Hollanda, destacou a dedicação com o que o trabalho é realizado pelos produtores. “Estou muito satisfeito com a dedicação dos produtores, com a sistematização de todo o processo, o qual sabemos que não é fácil, pois desde muito cedo da manhã eles iniciam a organização dos alimentos para que as nossas crianças tenham refeições saudáveis durante a semana”, salienta Hollanda. O secretário comenta que a secretaria está buscando, juntamente com os produtores, inserir novos produtos na merenda escolar. “Estamos com a proposta de incluir alimentos como o mel, a carne bovina, o peixe, o melado, bem como sucos de uva e laranja, pois cada dia queremos melhorar a qualidade da alimentação nas escolas, assim como oportunizar mais incentivo aos produtores taquarenses”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário