sexta-feira, 19 de abril de 2013

Casa Civil discute com César Borges soluções para a Ferrovia Oeste-Leste


O secretário da Casa Civil, Rui Costa, se reuniu pela primeira vez com o novo ministro dos Transportes, César Borges, nessa quinta-feira (18/4), em Brasília. Projetos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e a recuperação de oito rodovias federais que atravessam o estado foram discutidos, ponto a ponto, com o ministro.

O secretário Rui Costa, à frente do monitoramento dessas demandas por parte do governo baiano, apresentou ao ministro os principais desafios a serem ultrapassados. Os quatro primeiros lotes da Fiol, que interligarão Ilhéus a Caetité, abriram a pauta da audiência. Em relação aos lotes seguintes (5 ao 9), Rui Costa pontuou a expectativa do Governo para que seja dada a licença de implantação, seguindo as exigências ambientais, a cargo do Ibama.

Oito estradas federais foram destacadas pelo secretário, a exemplo das BR’s 135, 235, 116 e da BR-415. Esta última liga os municípios de Ilhéus a Itabuna, sua duplicação faz parte de umdesenvolvimento estruturante na Bahia, composto por Fiol, Porto Sul e o novo aeroporto de Ilhéus. “Tratamos com o ministro das demandas das obras estruturantes. O estado tem compromisso com essas realizações. A infraestrutura é o setor primordial para o crescimento, para a atração de fábricas, geração de empregos”, disse Costa.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima semana, quando o governador Jaques Wagner estará presente. O objetivo, segundo Rui Costa, é discutir os detalhes das obras nas BR’s e as questões relativas à Fiol. Ficou acordado ainda que, na oportunidade, será decidido o cronograma das ordens de serviço das passarelas da Via Expressa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário