"Deputado quer transformar Ceplac em Embrapa Cacau " |
Geraldo Simões discorda de Félix Jr. |
Félix Júnior destacou ainda a importância ecológica da lavoura cacaueira para a preservação da Mata Atlântica na Bahia e defendeu a absorção da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira ) pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), transformando a em Embrapa-Cacau.
“A Embrapa é um órgão de excelência na pesquisa agrícola e deveria absorver a Ceplac, que não possui autonomia nem os recursos necessários para resolver os problemas da lavoura cacaueira, principalmente em relação à vassoura-de-bruxa”, disse.
Geraldo Simões discorda de Félix Jr.
O deputado Geraldo Simões (PT-Ba), muito mais afinado com o universo do cacau e toda sua problemática do que o pedetista, reagiu imediatamente ao posicionamento do colega congressista que hoje faz parte da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira.
Geraldo disse à imprensa que a Embrapa não possui experiência com culturas permanentes, a exemplo do cacau, e poderia, no máximo, oferecer pesquisa. “Ao contrário da Ceplac, que trabalha com culturas permanentes relacionadas ao cacau, pesquisa e expansão rural. Temos expertise no assunto. A Embrapa trabalha com cultura temporária e não conseguiu ir além de Cruz das Almas”.
Geraldo Simões reconhece o pedetista como uma “autoridade no assunto cacau”, mas diz que ele comete um equívoco ao sugerir essa fusão. “Precisamos de um trabalho como esse da Ceplac em convênio permanente. Precisamos de mais orçamento e concurso para contratação de pessoal. Os servidores da Ceplac são celetistas e os da Embrapa estatutários. Não resolve transformar a Ceplac em Embrapa-Cacau”, finalizou
Nenhum comentário:
Postar um comentário