sexta-feira, 3 de maio de 2013

Programa financiado pela Bamin certifica 25 empresas do Sul da Bahia


A Bahia Mineração – Bamin terá participação mais que especial na cerimônia de encerramento do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), uma parceria da mineradora com a Petrobrás e com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL, órgão ligado à Federação das Indústrias da Bahia).

O evento, que acontece no próximo dia 9 (quinta-feira), será dividido em duas etapas. Na primeira, 25 empresas da região de Ilhéus e Itabuna serão certificadas pelo programa. Em seguida, os representantes destes empreendimentos vão assistir a palestras de grandes empresas, que vão exibir seus critérios e políticas de compras e de parcerias com fornecedores. Para o período da tarde está prevista uma rodada de negócios para aproximar as empresas beneficiadas pelo programa e as grandes indústrias que vão se instalar no Sul da Bahia a partir da operação do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

O evento de encerramento do PQF será realizado a partir das 9 horas da manhã no auditório da Sest/Senai de Itabuna, localizado na Avenida José Soares Pinheiro, nº 2056. *Sobre o PQF Bamin / Petrobrás A Bamin se uniu ao IEL e à Petrobras para executar o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) na região de Ilhéus e Itabuna. Voltado para micro e pequenas empresas, o programa objetiva melhorar a gestão de empreendimentos locais, habilitando-os a participar de negociações com as grandes indústrias previstas para se instalarem na região a partir da implantação do novo polo logístico de Ilhéus.

O programa teve início em julho de 2010 e beneficiou 26 empresas divididas em duas turmas. Para obter o certificado, as empresas receberam, em 18 meses de atividades, 11 horas de treinamento, 39 horas de consultoria in loco (dentro das empresas), além de 12 horas de avaliações de desempenho feitas também no interior dos empreendimentos beneficiados. Os conteúdos tratados pelo programa abrangeram temas de Gestão Empresarial, Qualidade, Saúde e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente e Responsabilidade social.

A Bamin e o IEL também levaram o PQF para o município de Caetité, onde se localiza a mina de minério de ferro da companhia. Lá, o programa certificou 21 empresas. A mineradora prevê a criação de 8 mil postos de trabalho entre os períodos de construção e operação da mina em Caetité e do Terminal de Uso Privativo (Tup) no Complexo Porto Sul, em Ilhéus. A Bamin instituiu como uma de suas prioridades a promoção do desenvolvimento local e para isso desenvolve e apoia iniciativas nas áreas de sustentabilidade ambiental, geração de emprego e renda, qualificação de trabalhadores e de melhoria de gestão de pequenas e médias empresas.

Informações – Assessoria de Imprensa Flávio Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário