Foto: Ed Ferreira
Ilhéus está completando 479 anos, tem no cacau a sua principal economia, tem no turismo e no Distrito Industrial , com transformação do cacau e na montagem de equipamentos de informática, suas alternativas como fontes de desenvolvimento.
Ilhéus terá nos próximos anos a oportunidade de dar um passo muito grande em seu desenvolvimento econômico com o complexo intermodal e todos os elementos complementares que chegam a reboque e serão fundamentais para reverter o processo de estagnação da economia local.
Chegamos a conclusão que soma dos eventos projetados, para Ilhéus e Região Sul, neste curto período do Presidente Lula /Dilma e o Governador Jaques Wagner à frente do Governo da Bahia (7 anos), supera ao longo destes séculos, fruto dos esforços de Governador Geral, mandatários, intendentes, interventores e governadores que ajudaram a fazer a história dessa região.
FERROVIAS

O projeto da estrada de Ferro Ilhéus/Conquista que iniciou em 1898, por meio de uma lei provincial, ainda com o Governador Luiz Vianna, inaugurada pelo Governador José Joaquim Seabra em 1910. Atingiu um pouco mais de 100 Km de ferrovia.
FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE – LESTE
*Hoje, ao contrário do Projeto Ilhéus /Conquista que só conseguiu chegar a Itajuipe e Ubaitaba, a Ferrovia Oeste Leste (FIOL), O projeto da Ferrovia de Integração Oeste Leste está dentro do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC). Envolve investimentos estimados em R$ 7,2 bilhões, até 2014. O trecho entre os municípios de Ilhéus, no Estado da Bahia, e Figueirópolis, no Estado do Tocantins, com 1.527 km de extensão, pretende contemplar as regiões produtoras de minério de ferro de Caetité e Tanhaçu, no Sul do Estado da Bahia e as produtoras de grãos no Oeste daquele Estado e Sudeste do Tocantins.
PORTOS
Porto da Foz do Cachoeira -1910
A história portuária de Ilhéus que sempre esteve vinculada à expansão da lavoura de cacau, principalmente com o primeiro Porto da Foz do Rio Cachoeira que foi iniciado em 1910 pelo Governador José Joaquim Seabra e que levou meio século para ser concluído.

Porto da Foz do Malhado – 1971
A partir de 1942 surgiu o plano de substituição das antigas instalações por outras novas na ponta do Malhado.
Decidiu-se, então, pela construção do novo porto, na ponta do Malhado, o primeiro a ser construído em mar aberto no Brasil, e que veio a ser inaugurado em 1971 pelo Governador Luiz Viana Filho.
( *) Complexo Porto Sul
O Porto Sul Bahia, faz parte do Complexo Intermodal interligando a via férrea e estradas ao mais novo sistema portuário do Brasil. Porto Sul são dois portos, um público e outro privado, é que há de mais moderno no mundo em logística, engenharia de sistema offshore , preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
ESTRADAS
Em 1921 inicia-se o projeto da atual BR 415 e inaugurada no dia 1ª de março de 1928, pelo governador Francisco Marques de Góes Calmon. Em 1955 foi contemplado com o asfaltamento.
*Hoje a BR-415 é uma rodovia federal do Brasil localizada no sudeste baiano. Liga Vitória da Conquista à Costa do Cacau (Ilhéus e Itabuna). Porém, no trecho compreendido entre Ilhéus e Itabuna o movimento é intenso.
* Batizada de Jorge Amado, sugestão do Atual governador Wagner quando Deputado Federal tem encaminhado o projeto de duplicação.
Há uma garantia por parte do Governo Federal que o edital de licitação das obras da nova rodovia Ilhéus-Itabuna será publicado ainda em 2013.
PONTE
· 1966 – Ponte Ilhéus Pontal (Governador Iniciou com Juracy Magalhães e finalizou com Lomanto Júnior ).

27-06-2013 – Quarenta e sete anos depois da primeira ponte, Jaques Wagner assina a ordem de serviço para o início da construção da nova ponte que fará a ligação entre o centro à região sul de ilhéus. Com a previsão de ser realizado ainda no seu mandato.
EDUCAÇÃO : FESPI/UESC
· Em 1972, resultante da iniciativa das lideranças regionais e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), as escolas isoladas (Faculdade de Direito de Ilhéus, Faculdade de Filosofia de Itabuna, e Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna) congregaram-se, formando a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI). Reunidas em Campus, na Rodovia Jorge Amado (trecho Ilhéus-Itabuna), no município de Ilhéus, pelo Parecer CFE 163/74, os estabelecimentos de ensino foram ganhando maturidade e competência, criando as condições para pleitear o "status" de Universidade.
· Em 1991, depois de muitas lutas, esse grande anseio tornou-se realidade, estadualizando-se a Federação. Em 5 de dezembro de 1991, o então Governador do Estado incorporou a FESPI, escola particular, ao quadro das escolas públicas de 3º grau da Bahia.
A UESC, Universidade Estadual de Santa Cruz, é fruto desta demanda, e hoje torna-se referência nordestina em formação profissional de nível superior, e firma-se como importante instituição de produção cientificando nordeste, sendo a segunda da Bahia, somente superada pela UFBA.
· 2012 - Escola Técnica Federal – IFBA Campus Ilhéus ( Jaques Wagner .
Nos últimos anos, as opções de cursos de nível superior apresentou um expressivo crescimento, com a oferta de novos cursos na rede pública estadual e federal tanto a nível técnico como a nível superior. Paralelamente, é marcante o crescimento da presença de novas instituições de ensino não públicas disponibilizando cursos presenciais e à distância nas mais diversas áreas de atuação profissional.
No nível médio da modalidade integrada poderá contar com três eixos de ensino o Técnico e Telecomunicações; Processos Industriais – Tec. Em Eletroeletrônica; e, Infra-estrutura com o curso Tec. em Edificações.
· 2013 –(UFSBA) a implantação de uma terceira universidade federal na Bahia, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), fruto de muita luta , mas felizmente já se encontra na fase final.
De acordo com o projeto, a UFSBA – que terá campi nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde será instalada a sede da Reitoria – começará suas atividades em 2014 e, quando chegar à sua plena implantação, prevista para o ano de 2020, gerará 10.800 novas vagas.
AEROPORTO
· 1938 –Aeroporto de Ilhéus-(Interventor Landulfo Alves 1938-0 1942).
A história do transporte aéreo de Ilhéus é tão antiga quanto a da própria aviação comercial brasileira. Os hidroaviões da Condor e da Panair do Brasil que viajavam para o Norte do Brasil faziam escala obrigatória na cidade. Em 9 de maio de 1938, foi escolhida uma área de 370.670 m² de terreno para a construção do Campo de Aviação do Pontal. Construído com a função de servir de apoio a aeronaves durante a II Guerra Mundial, o aeroporto era administrado pela Força Aérea Brasileira. Durante essa época, a pista de pouso era de material pouco consistente e em posição diferente da existente atualmente, só então na década de 1950 foi asfaltado.
Em 10 de março de 1981, a Infraero assumiu a administração do aeroporto e promoveu uma série de obras como a ampliação e reforma do terminal de passageiros, assim como a construção de cercas e muros para segurança.
*O NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE ILHÉUS
TERÁ SUAS OBRAS INICIADAS EM 2014 E O SEU TÉRMINO ESTÁ PREVISTO PARA 2016, segundo informações da INFRAERO onde o seu presidente Sr. Murilo Marques Barbosa, esteve conversando com o Sr. Jaques Wagner Governador da Bahia.
A intenção do Governador é que as obras do porto, da ferrovia e do aeroporto estejam caminhando para uma futura integração dos modais. “Será um aeroporto estratégico”, disse Jaques Wagner.
· BARRAGEM DO RIO COLÔNIA
Uma obra que tem a idealização do deputado Geraldo Simões que contou com o empenho da bancada baiana na câmara federal e o apoio incondicional do governador Jaques Wagner.
As obras já se encontram em andamento , desde fevereiro, e tem a previsão de conclusão em 18 meses.
A obra terá investimento de R$ 71 milhões, envolvendo construção da barragem, indenizações e desvio da rodovia estadual que liga Itapé a Itaju do Colônia. A licitação foi ganha pela Construtora Andrade Galvão.
OUTRAS OBRAS QUE FORAM DE ELEVADA IMPORTÂNCIA REGIONAL
· 1938 –Aeroporto de Ilhéus-(Interventor Landulfo Alves 1938-0 1942).
A história do transporte aéreo de Ilhéus é tão antiga quanto a da própria aviação comercial brasileira. Os hidroaviões da Condor e da Panair do Brasil que viajavam para o Norte do Brasil faziam escala obrigatória na cidade. Em 9 de maio de 1938, foi escolhida uma área de 370.670 m² de terreno para a construção do Campo de Aviação do Pontal. Construído com a função de servir de apoio a aeronaves durante a II Guerra Mundial, o aeroporto era administrado pela Força Aérea Brasileira. Durante essa época, a pista de pouso era de material pouco consistente e em posição diferente da existente atualmente, só então na década de 1950 foi asfaltado.
Em 10 de março de 1981, a Infraero assumiu a administração do aeroporto e promoveu uma série de obras como a ampliação e reforma do terminal de passageiros, assim como a construção de cercas e muros para segurança.
*O NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE ILHÉUS
TERÁ SUAS OBRAS INICIADAS EM 2014 E O SEU TÉRMINO ESTÁ PREVISTO PARA 2016, segundo informações da INFRAERO onde o seu presidente Sr. Murilo Marques Barbosa, esteve conversando com o Sr. Jaques Wagner Governador da Bahia.
A intenção do Governador é que as obras do porto, da ferrovia e do aeroporto estejam caminhando para uma futura integração dos modais. “Será um aeroporto estratégico”, disse Jaques Wagner.
· BARRAGEM DO RIO COLÔNIA
Uma obra que tem a idealização do deputado Geraldo Simões que contou com o empenho da bancada baiana na câmara federal e o apoio incondicional do governador Jaques Wagner.
As obras já se encontram em andamento , desde fevereiro, e tem a previsão de conclusão em 18 meses.
A obra terá investimento de R$ 71 milhões, envolvendo construção da barragem, indenizações e desvio da rodovia estadual que liga Itapé a Itaju do Colônia. A licitação foi ganha pela Construtora Andrade Galvão.
OUTRAS OBRAS QUE FORAM DE ELEVADA IMPORTÂNCIA REGIONAL
· 1931 – Instituto de Cacau da Bahia ( Governo Interventor Dr. Artur da Neiva – 1931- 1931)
Sociedade cooperativa de responsabilidade Limitada Instituto de Cacau da Bahia, criada pelo decreto Estadual no. 7.430, em 8 de junho de 1931. Tendo à frente Joaquim Ignácio Tosta Filho. Com a tarefa de organizar e implantar os serviços por ele prestado à lavoura cacaueira baiana. Outra das principais providências tomadas foi a construção de rodovias na região, que convergiam para a rodovia-tronco que, como a ferrovia, ligava Ilhéus a Itabuna.
· 1933 –SULBA- Sociedade Anônima Auto Viação Sul Bahiano; GovernadorJuracy Magalhães – 1931- 1937)
Anos depois a população de Ilhéus e Itabuna ganhava a que viria ser a maior empresa de ônibus da Bahia, a Companhia Viação Sul Bahiano, a Sulba, que foi fundada em 4 de fevereiro de 1933, após a falência da Sociedade Anônima Auto Viação Sul Bahiano.
1957 – CEPLAC ( Governador Antônio Balbino 1955 - 1959)
O grande fluxo financeiro originado pela produção e exportação de cacau deu origem a peculiaridades no desenvolvimento da Região da Costa do Cacau, região geoestratégica da Bahia.
O desenvolvimento da produção e a busca por melhor qualidade nesta commodity, levaram as lideranças regionais e os produtores a criar a CEPLAC, Comissão Executiva de Desenvolvimento e Preservação da Lavoura Cacaueira. Hoje um órgão do Ministério da Agricultura.
· 1962 – Criação do Cepec –Centro de Pesquisa do Cacau- com importante centro de pesquisa, o CEPEC.
· Hospital Geral de Ilhéus –( Governador Luiz Viana Filho 1967- 1971.)
Sociedade cooperativa de responsabilidade Limitada Instituto de Cacau da Bahia, criada pelo decreto Estadual no. 7.430, em 8 de junho de 1931. Tendo à frente Joaquim Ignácio Tosta Filho. Com a tarefa de organizar e implantar os serviços por ele prestado à lavoura cacaueira baiana. Outra das principais providências tomadas foi a construção de rodovias na região, que convergiam para a rodovia-tronco que, como a ferrovia, ligava Ilhéus a Itabuna.
· 1933 –SULBA- Sociedade Anônima Auto Viação Sul Bahiano; GovernadorJuracy Magalhães – 1931- 1937)
Anos depois a população de Ilhéus e Itabuna ganhava a que viria ser a maior empresa de ônibus da Bahia, a Companhia Viação Sul Bahiano, a Sulba, que foi fundada em 4 de fevereiro de 1933, após a falência da Sociedade Anônima Auto Viação Sul Bahiano.
1957 – CEPLAC ( Governador Antônio Balbino 1955 - 1959)
O grande fluxo financeiro originado pela produção e exportação de cacau deu origem a peculiaridades no desenvolvimento da Região da Costa do Cacau, região geoestratégica da Bahia.
O desenvolvimento da produção e a busca por melhor qualidade nesta commodity, levaram as lideranças regionais e os produtores a criar a CEPLAC, Comissão Executiva de Desenvolvimento e Preservação da Lavoura Cacaueira. Hoje um órgão do Ministério da Agricultura.
· 1962 – Criação do Cepec –Centro de Pesquisa do Cacau- com importante centro de pesquisa, o CEPEC.
· Hospital Geral de Ilhéus –( Governador Luiz Viana Filho 1967- 1971.)
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