sábado, 24 de agosto de 2013

Nunca antes na história deste município

 Politica & Manifestações



Ilhéus-Ba - O movimento REÚNE ILHÉUS já passam de 30 dias acampados na frente da do Palácio Paranaguá, sede oficial do Executivo Municipal. Estes jovens tem demonstrado uma capacidade incomensurável de resistir ,compreender e lutar por seus objetivos, eu fui jovem eu sei!

Nos seus 479 anos de história ilhéus jamais presenciou tanta determinação. Jovens que lutam por um objetivo comum. Há momentos que chegam a ter o repúdio de parte da sociedade, mas depois de uma reflexão esta mesma sociedade compreende que eles estão fazendo a parte mais difícil e que estão ali os representando. Isto é visível pelas manifestações de carinhos e doações que todos recebem diariamente estimulando a permanecia da luata como se no intimo estivessem dizendo “ façam aquilo que eu não tenho coragem ou disposição para fazer”. O mais interessante é que em Ilhéus os jovens não permitem que nenhum vândalo usem o seu movimento para barbarizar, todos são consciente e sabem o que quer . Para eles o prefeito não passa de um simples empregado do povo e tem que atender o clamor popular. Hoje não há mais espaço para arrogâncias, desmandos e muito menos para imperialismos, há uma consciência revolucionária nas ruas e principalmente nos jovens muito mais esclarecidos e politizados.

Ilhéus tem um perfil de uma sociedade “ovelha”, passou mais de três séculos sem se desenvolver, não se se distanciavam a três léguas da sede com medo de ser atacados por índios Aimorés que eram canibais. Após esta faze imperou o coronelismo que na base da bala de seus jagunços faziam a lei e impunham as suas vontades . A sociedade Ilheense passou ter um traço psicológico retraído e de medos de se manifestar e até hoje ainda mantem o bairrismo, os medos do novo e não participam de atividades politicas transformadoras, exceto pelos tradicionais grupos passivos e velhos conhecidos que se reúnem nos rotares ,maçonarias e Lions que não passam de membros “*Catende”, ou seja só balançam as cabeças olhando para o s próprios umbigos.

Portanto que fique registrado nos anais históricos deste município que o movimento “reúne Ilhéus”, já faz parte da história de resistência deste chão.


- Muitos têm sede e fome, mas lhe falta voz, e acabam se acomodando, diferentemente do movimento “Reúne Ilhéus” pode até faltar água e comida, mas não falta consciência e vontade de lutar para mudar. Parabéns a todos os jovens que deixaram seus lares e muitas de suas atividades que representa o seu próprio futuro para nos representar.
* Catende é um reptil conhecido popularmente por lagartixa que tem o hábito de balançar a cabeça.
Ed Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário