terça-feira, 5 de novembro de 2013

Série Borboletas Brasileiras


Agraulis vanillae



Família: Ninfalídeos


Particularidades: Frequenta os jardins e parques, onde visita diversas flores cultivadas, como a zínia. Prefere os lugares abertos e ensolarados, é considerada praga de maracujá cultivado.



Plantas Hospedeiras: Diversas espécies de maracujá.

Habitat: Em todas as regiões.


Tive a sorte de  acompanhar a metamorfose desta espécie em meu jardim.

Neste ciclo biológico, o desenvolvimento do ovo ao “adulto” se processa através de várias mudanças de forma. Estas mudanças chamam-se “Metamorfose”.

A Borboleta adulta surge da crisálida.

A borboleta após sair do seu casulo ou crisálida, vaga por entre as flores retirando o néctar das mesma e amadurecendo seu organismo com proteínas adequadas para se preparar para o ciclo da vida. A mesma é atraída pelo macho no ritual de acasalamento.

Após o ato a mesma entra em poucas horas em processo instintivo de identificar a planta na qual deve ser depositado os ovos, geralmente na parte inferior das olha para se proteger da visão dos predadores. Depois da desova a Borboleta vaga até morrer o que em algumas espécies pode ser entre 24 e 48 horas.


Todos os organismos provêm de uma única célula, chamada ovo. O ovo é um óvulo posto pela fêmea e fertilizado pelo macho.

Ovos Agraulis vanillae
A diferença fundamental entre os ovos é que alguns carecem quase totalmente de reservas, de modo que muito breve devem dar origem a um ser capaz de alimentar-se por si mesmo, como ocorre com as larvas dos insetos e de muitos animais. Neste caso desta espécie, ela deixa na planta apropriada para sua alimentação.



Inicio da eclosão em folha de maracujá

Inicio da eclosão em folha de maracujá
A Lagarta, ou “larva”, sai do ovo da Borboleta.
Uma larva é, em essência, capaz de alimentar-se, mas, geralmente incapaz de reproduzir-se. Compreende-se que, como a sua estrutura e, frequentemente, o seu modo de viver, são inteiramente diferentes dos adultos.
 Come e cresce rapidamente, quanto mais come, mais se desenvolve. É uma verdadeira máquina de triturar.




Em poucos dias chega ao desenvolvimento adequado para iniciar o processo de paralisação ou imobilização. Ou seja, inicia o processo de pupa e ou crisálida, durante o qual não se alimentará.

Da crisálida sai a Borboleta adulta.



A palavra "imago" significa simplesmente o adulto jovem que acaba de sofrer sua última Metamorfose. Em princípio, é adulto o animal que não muda mais de forma, mas  é capaz de reproduzir-se.
Ed  Ferreira





Nenhum comentário:

Postar um comentário