sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O silêncio eloquente de Miriam Leitão


Credibilidade zero

No ultimo dia 24 de dezembro a jornalista Miriam Leitão publicou em sua página um texto no qual comemorava o início da operação militar que expulsará milhares de pequenos agricultores pobres do Maranhão das terras que ocupam. Miram afirmou em sua nota, dirigida ao público urbano do eixo Rio-São Paulo, que já "há uma área próxima, em Bom Jardim, onde devem ser assentadas 60 famílias".
Se fosse verdade a informação já seria um absurdo, uma vez que o Governo pretende expulsar 1220 famílias já cadastradas pelo Incra. Assentar 60 implicaria largar 1160 famílias na rua da amargura. Mas é pior, a informação é falsa.
Quem vive fora do eixo Rio-São Paulo e conhece a questão indígena do Maranhão de perto sabe que essa área não existe. A premiada jornalista Miriam Leitão simplesmente mentiu em sua coluna com o objetivo claro de dar uma demão de moralidade ao ato imoral do Estado de expulsar milhares de famílias pobres de suas casas. Miriam Leitão, não apenas apoia essa imoralidade, como deseja que seu leitores também apoiem. Por isso mentiu descaradamente em sua coluna.
Truco
No mesmo dia o Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, José Hilton Coelho de Souza, publicou uma Nota Oficial da entidade que representa os produtores rurais do Estado desafiando Miriam a dizer onde ficava a tal "há uma área próxima, em Bom Jardim, onde devem ser assentadas 60 família".
Sabem o que Miram Leitão fez? Respondeu? Disse onde ficava a área?
Nada. Miram Leitão não disse nada. Calou-se.
Calou-se porque a tal área não existe. Calou-se porque mentiu. Calou-se porque tentou, e provavelmente conseguiu, manipular os seus leitores.
Eis aí a credibilidade de Miriam Leitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário