terça-feira, 27 de outubro de 2015

Projeto do Porto Sul já pode sair do papel : cumpre última exigência para início das obras




Foi publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira (26/10), o Decreto de Utilidade Pública (DUP) assinado pela presidente Dilma Roussef, e pelos Ministérios dos Portos e do Meio Ambiente assegurando como obra essencial, a implantação do Porto Sul, em Ilhéus.


Com a emissão do DUP Federal, as obras do Porto Sul poderão ser iniciadas em breve, já que o documento era essencial para a liberação, por parte do Ibama, da Autorização de Supressão Vegetal (SV) do Bioma de Mata Atlântica, última pendência para iniciar as atividades.

A necessidade do DUP Federal foi verificada quando a Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e Porto Sul, sob o comando da presidente do colegiado, Ivana Bastos, promoveu, no mês de agosto, uma bateria de audiências em Brasília para acompanhar o andamento das obras dos empreendimentos. Logo que apresentada a exigência do documento, uma força tarefa foi montada pela Casa Civil do Governo da Bahia para tomar as medidas cabíveis e dar maior celeridade ao processo.

Segundo o deputado Rosemberg Pinto, líder do Governo na Assembléia Legislativa, o qual  tem se empenhado para tornar realidade a implantação dos empreendimentos. 

"Até chegar esta fase, tivemos uma árdua luta, principalmente quando nos deparamos com grupos que são mantidos para evitar que Ilhéus se desenvolva, ao ponto de afirmar que a região pode se desenvolver com agricultura familiar, chocolate gourmet e pesca! Numa clara demonstração de que está totalmente fora do contexto regional".  Disse Rosemberg Pinto. 
O grupo Coeso recebeu com alegria  esta vitória parcial, mas certamente ficará atento para os novos desafios, principalmente quando há por trás  um grupo que luta contra o desenvolvimento regional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário