sábado, 15 de julho de 2017

Comitiva de Empresários chineses visitam Ilhéus

Comitiva Chinesa em visita à Ilhéus
Dentro de uma agenda progressiva de investimentos, empresários chineses e autoridades do comércio externo da China estiveram dia (14-07) em Ilhéus para conhecer a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o Porto de Malhado, interessados na construção de mecanismos que possibilitem a vinda de empresas da China para a Bahia. 

Para simbolizar o ponta pé inicial, foi assinado um memorando de cooperação entre a Free Trade Zone Tianjin e a ZPE de Ilhéus. Fruto da luta do empresário Otávio Pimentel e sua equipe que a 30 anos almeja a ZPE Ilhéus-Bahia em pleno funcionamento. “ A ZPE Ilhéus-Bahia, a partir de hoje deixou de ser um sonho de um grupo para ser um projeto de toda uma sociedade, mas para tal precisamos contar com todos os esforços do Governo do Estado, do município de Ilhéus e demais no seu entorno e da sociedade organizada”. Disse Pimentel.

O presidente da Zona Franca de Ilhéus-Bahia, Otávio Pimentel e o Shao Weitong, primeiro secretário da Embaixada da China no Brasil, durante a assinatura do Memorando de Cooperação
Havia um contentamento estampado por parte de toda comissão chinesa pelo calor da recepção dos ilheenses, ao ponto do diretor-geral da Comissão de Comércio, Znhang Aiguo, depois de já ter feito sua fala, quebrou o protocolo agradecer e afirmar da “certeza de que faremos [Tiajin e Bahia] bons negócios no futuro”.



Znhang Aiguo  "faremos [Tiajin e Bahia] bons negócios no futuro”.









A cidade de Tianjin, que fica na região nordeste da China, é a terceira plataforma exportadora mais importante do país e uma das maiores comunidades econômicas depois de Xangai e Pequim. A sua área de Desenvolvimento Econômico-Tecnológico serve de base praticamente para todos os polos industriais, comerciais e financeiros da região. Tianjin juntamente com Xangai e Pequim, formam os três mais importantes centros econômicos da China.

Os empresários de Ilhéus e os representantes do Governado do estado estiveram em peso no evento prestigiando o evento.

De acordo com Bruno Dauster (casa civil), em entrevista ao jornalista Daniel Thame em Ilhéus, o presidente da zona franca de Tianjin na China, Gai Jian, que é uma das autoridades mais importantes do governo Chinês na área agrícola, -  vimos possibilidades de trazer para o sul da Bahia, para a Zona Franca de Ilhéus, indústrias de transformação de várias áreas e vimos também que, em breve, com a Fiol entrando em operação, isso será um grande facilitador da chegada dos grãos lá do oeste até aqui para receber beneficiamento nas industrias em Ilhéus, bem como outros tipos de indústrias do setor de transformação e de energia.(sic) 




De acordo com o empresário Nilton Cruz, um dos lideres regional, presente no evento. “Queremos aproveitar a onda do desenvolvimento regional, impulsionado pelas ações do Governador Rui Costa, visualizando com muita clareza na concretização da Ferrovia Leste Oeste -Fiol, na construção do Porto Sul e do aproveitamento do atual Porto do Malhado e do Aeroporto Internacional de Ilhéus, um leque de alternativas econômicas para toda região. Há centenas de empresários brasileiros e estrangeiros de olho nessa infraestrutura para investir na região e na oportunidade ajudar em projetos de recuperação do nosso alicerce econômico que é o cacau ”. 

A delegação da China veio composta por Zhang Aiguo, diretor-geral da Comissão de Comércio de Tianjin, Cai Qingfend, assessor do diretor-geral do Porto de Tianjin, Gai Jian, oficial da Comissão de Comércio, Mu Shengjun, chefe de divisão da Comissão de Comércio de Tianjin; Yin Bin, oficial da comissão de Comércio de Tianjin; Shao Weitong, primeiro secretário da Embaixada da China no Brasil, e Margarida Xu, vice presidente da Associação e Plataforma Intercontinental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário