quinta-feira, 23 de novembro de 2017

CCJ na Alba deve analisar mais de 100 Projetos de Lei antes do recesso

Presidente da CCJ Rosemberg Pinto solicitou duas proposições prioritárias de cada um dos 63 deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), presidida pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), apreciou nesta terça-feira (21) mais oito Projetos de Lei (PL's). Com isso, o colegiado chega a 34 proposições apreciadas desde que o parlamentar assumiu a condução dos trabalhos na CCJ, em agosto deste ano.

Ao assumir a presidência, Rosemberg encontrou cerca de 800 projetos de deputados em tramitação. Dentre as providências para reduzir o volume e acelerar as avaliações, o parlamentar petista solicitou a cada um dos outros 62 parlamentares que apresentassem duas propostas prioritárias para serem analisadas com celeridade.




Com a medida, já atendida por uma boa parte dos parlamentares, 126 PL's poderão tramitar pelas comissões relacionadas e depois seguir para votação em Plenário.

“Reforcei, mais uma vez hoje [21], inclusive no Plenário, para que os deputados possam apresentar os dois projetos prioritários. Vamos realizar uma força-tarefa nas duas próximas sessões para apreciarmos estas propostas, em caráter emergencial, e vamos verificar a constitucionalidade”, afirmou, ao destacar o empenho dos deputados membros da CCJ para que os projetos cheguem ao plenário para votação conforme exige a Constituição. “A presença dos colegas tem sido superior aos cinco deputados para votação e abertura dos trabalhos, com uma média de sete a oito parlamentares por reunião”, comemorou.

CCJ

A finalidade da CCJ é opinar em todas as proposições dos Projetos de Lei sobre a constitucionalidade, legalidade e técnica legislativa. As leis propostas pelos deputados estaduais obedecem à Constituição da Bahia, que não permite ao Legislativo criar leis ou propor emendas que acarretem em aumento de despesa para os órgãos do Executivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário