terça-feira, 24 de julho de 2018

“LULA LIVRE”


Por *Roberto Setubal

Prezados amigos, cidadãos de Itacaré e militantes petistas:
José Alcino e Maria Assunção
Parabéns ao nosso Prefeito Antonio de Anízio, aos seus ilustres pares, a vocês: Zé e Assunção, enfim, ao povo de Itacaré pela realização no dia 27/05/2018, do ato cívico de conteúdo politico na defesa do Presidente Lula.
Foto do Blog Itacaré Urgente
 Após o golpe que usurpou o legitimo mandato da Presidente Dilma, o país mergulhou numa das fases mais difíceis da nossa história, sobretudo, encontra-se confuso e indefinido, com esse comando maniqueísta formado por profissionais contumazes da velha politicalha, sob a orientação nociva de Temer e seus sequazes.

A Bahia sofre, mas, na integralidade esta fora dessa triste realidade em virtude do Governo Rui Costa, que desenvolve uma gestão contemporânea, operosa, comprometida com justiça social e o progresso do ser humano.
O aludido evento promovido por vocês ai de Itacaré, carrega um forte simbolismo e importância estratégica de ordem politica no contexto da comunidade local, regional e até mesmo no plano nacional, aliás, cidades do porte de Ilhéus e Itabuna não tiveram um acontecimento desse nível.
Dentre outras coisas, resgata a autoestima das pessoas, chama atenção sobre a necessidade fundamental de reativação do legado petista, do exercício da democracia participativa, da dinamização dos movimentos sociais, da manutenção e aperfeiçoamento de mecanismos de inclusão social e organização produtiva, de politicas publicas de proteção aos seguimentos mais frágeis, da gestão publica para todos.


Fotos: Blog Itacaré Urgente
Também demonstra o valor de um governo que luta pela melhoria da qualidade de vida da sociedade, Lula fez isso de forma inédita e admirável, conferindo-lhe a categoria de “Homem de Estado”, Dilma prosseguiu, Rui Costa tem sido exemplar e Antonio de Anízio replica com propriedade e adiciona o tempero humanístico  do rio de Contas no universo de Itacaré. Infelizmente, na contramão, Temer desarticula e degrada os valores da nação.
Não queremos dizer simplesmente, que não existiram deficiências ou erros no funcionamento do sistema no ciclo petista, mas eram questões estruturais inerentes às históricas desigualdades do país, bem como, derivavam da nossa antiquada formatação político/institucional.
No entanto, os instrumentos para aprimoramento da missão pública, para adequação do papel do Estado com responsabilidade social, para geração de benefícios no sentido de ajudar na estruturação de uma sociedade mais justa e mais igualitária, são inquestionáveis e estão imbricados no DNA do legado do petismo.
Não pode ser suprimido ou desfigurado, num “golpe de mão”, um regime democrático e o funcionamento dinâmico de um governo comprometido com a redução das desigualdades sociais e econômicas, a exemplo do Governo Lula, para implantação de um regime de exceção, ilegítimo, acuado, fomentador de privilégios que aprofundam o descompasso social, como o malsinado desgoverno Temer.
A campanha contra a candidatura de Lula é também, para desqualificar a sua figura pública vem precedida de um arsenal de práticas obscuras e, foi assumindo o caráter de um conluio ferrenho, pesado, que reuniu nessa “mega conspiração”, interesses inconfessáveis, da elite burguesa e preconceituosa, da imprensa golpista, de políticos inescrupulosos e oportunistas, além de setores do judiciário que ignoram os princípios republicanos de Rui Barbosa.
Curiosamente, o mesmo tratamento não é dispensado a outros políticos envolvidos em episódios ilegais e ilícitos comprovados a exemplo de José Serra e Aécio Neves.
Talvez nenhum outro estadista brasileiro houvesse sofrido essa forma de violência e tivesse os seus direitos vilipendiados sem ter praticado qualquer tipo de crime, apenas porque realizou um governo coerente na defesa do interesse nacional e no atendimento às necessidades dos mais pobres.
A morte de Getúlio Vargas em 1954 foi por motivação de outra natureza.
Na atual quadra da vida brasileira, quaisquer que sejam as dificuldades e as crises, não deve ser razão para indiferença dos cidadãos, pois, quem tem confiança no futuro vai buscar com constância e energia superar os obstáculos que retardam as nossas aspirações. Nessa perspectiva, o Presidente Lula é a única liderança de expressão nacional que reúne atributos para servir ao ideal politico de construir um governo de união em prol do desenvolvimento, que é o meio mais eficaz de garantir liberdade e segurança ao nosso povo.
A politica é um processo social de caráter educativo permanente e a democracia, segundo o saudoso baiano, Otavio Mangabeira é como uma “plantinha frágil que precisa ser tratada com muito cuidado, não a exponham aos vendavais”, ou seja, não podemos perder a fé e a confiança, temos que lutar com devotamento por uma grande causa: O Brasil necessita de um condutor de alta envergadura, nesse cenário, Lula é o nome.
Não podemos continuar sob a pressão da escolha de um governo de minorias, imobilista e reacionário.
Não podemos ficar iludidos neste ponto: ou o governo que vem garante a retomada do desenvolvimento ou alguém fará em seu lugar, possivelmente por exigências dos militares.
Por tudo isso, no campo politico é fundamental, a liberdade e a eleição do Presidente Lula.
O exemplo politico de Itacaré, traduz esse sentimento e esse estado de espirito:
- LULA LIVRE,
- SEMPRE BRASIL !

*Roberto Araujo Setubal, Engenheiro Agrônomo, Funcionário da Ceplac e ex-prefeito de Itacaré.


Nenhum comentário:

Postar um comentário