quarta-feira, 24 de julho de 2019

O PODER DA AÇÃO

Meu ponto de vista sobre o Poder da Ação...Livro do Coache Paulo Vieira

Introdução

O livro traz conceitos, técnicas e ferramentas que irão ajudar o leitor a encontrar o seu maior potencial e fazê-lo pensar: Por que não ser mais feliz, fazer mais e ter mais?

A frase principal do livro é: “tem poder quem age, e mais poder ainda quem age certo.” Ele foca muito na ação, mesmo se errar, faça algo e aprimore sempre.

A principal mensagem que o livro passa, é a de que somos responsáveis por nossas vidas, tudo o que temos hoje (casa, carro, viagens, filhos, casamento, trabalho) e o nível em que estão, são de total responsabilidade nossa. Ou seja, ele literalmente enfia o dedo na sua cara e te faz enxergar o verdadeiro por que da sua vida ideal não ter saído do papel ainda e te apresenta métodos para alcançá-la.

Criticas
Ganhei de presente de um querido sobrinho, um livro de Paulo Vieira. Sempre fui reticente a livros de auto ajuda. Mas, pelo entusiasmo de meu sobrinho e pelos sinais positivos apresentados nele, resolvi ler.
O livro é um Best Seller em vendas, uma ferramenta de auto ajuda que se apresenta de uma forma mais prática que os demais coaches, principalmente no tocantes aos exercícios e perguntas diretas as quais “os leitores” vão respondendo e se envolvendo. Percebi que a linguagem adotada é genérica, mas também se tratando de um jogo de marketing muito bem elaborado. Mas se tratando de uma leitura de auto ajuda, a narrativa não foge as regras.

Se aprofundando no tema...
Ao se aprofundar na leitura percebe se que se trata de um tratado de marketing muito bem elaborado, mérito da equipe CIS, fugindo dos métodos e já cansativos dos tradicionais livros de auto ajuda. O livro "Poder da ação", trata-se de uma elaboração neolinguística e inteligência emocional. A origem dessa tese, hoje adotada no livro, tem uma forte referencia é a base da economia comportamental, adotado pelos novos economistas e administradores de empresas e consequentemente pelos coaches.

É notório o forte viés evangélico, um dos pontos fracos, exceto que tenha um propósito. O proselitismo evangélico, onde o autor assume, nitidamente, papel de um pastor ao impor a filosofia cristã evangélica por meio de citações. E em um dos vídeos tive a oportunidade de observar o mesmo andando pelo palco, enquanto é tocada trilha sonora que induz a tristeza.

Percebe que o mesmo tenta aborda histórias de falhas da vida humana com o objetivo de fazer as pessoas se emocionarem. Grande parte dos vídeos tem como pano de fundo o merchandising do seu material.
Resumindo...
Percebe-se que a linguagem psicológica que faz despertar em você algo guardado no subconsciente. Quem não tem problemas?. Seja na infância, casamento ou qualquer outra etapa da vida. A diferença é que Paulo Vieira desperta em você, no papel de psicólogo ou pastor, a vontade de fazer algo. Todo processo de transformação na verdade é você quem o faz o Paulo é Apenas o interlocutor que faz com você acorde o restante cabe a você...
O livro tem um conteúdo interessante. Mas, gera um desconforto quando o autor usa o critério do apelo religioso que é muito forte, no caso especifico evangélico. Isso que estou citando não se trata de intolerância religiosa e sim de saber respeitar o público, pois nem todos são da mesma linha religiosa, querem apenas conhecimentos e ferramentas para transformar suas vidas.
Todo processo de mudança depende apenas de você. Parte do principio que você tem que conhecer a sua realidade nos dias de hoje para depois querer mudanças na sua vida
Você só consegue chegar a algum lugar se souber exatamente onde está! Isso se chama consciência! Nesse particular a ferramenta usada pelo autor ajuda muita gente a ter essa consciência.
Muitas das técnicas adotadas por Vieira e outros coaches bem-sucedidos baseiam-se na controvertida programação neuro linguístico (PNL). Criada na década de 70, a PNL propõe uma espécie de reprogramação mental através da linguagem. Segundo essa corrente, a comunicação oral e corporal pode ajustar a mente para a obtenção de resultados - emocionais, físicos ou econômicos. A proposta sobrevive, forte e atuante, em que pese a chuva de críticas.

Ed Ferreira

Baseado na leitura do  Livro poder da Ação, vídeos do Autor e no Guia de Economia Comportamental e Experimental

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