segunda-feira, 22 de abril de 2013

Seca afetou as lavouras de 272 mil agricultores maranhenses.

Agricultores aproveitam a chuva para semear a safra cultivada no Maranhão 
A terra molhada renovou as esperanças dos pequenos produtores.





O agricultor José Francisco Domingos está terminando o plantio de milho em uma área com cinco hectares no município de Itapecuru Mirim. "Já plantei uma área de feijão e estou colhendo. Tem uma área de milho que daqui a 30 dias estarei colhendo também e estou plantando em outra área. Nós estamos animados”, diz.

Na mais longa estiagem em 30 anos, as perdas na agricultura familiar foram superiores a 70%, segundo a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural no Maranhão. A seca afetou as lavouras de 272 mil agricultores maranhenses.

A chuva levou novo ânimo aos agricultores no norte do estado. Em uma plantação de abacaxis, a fase é de formação dos frutos, um dos momentos em que a planta mais precisa de água.

O agricultor Aldenor Gonçalves contratou um empregado para fazer a limpeza da plantação com 15 mil mudas onde espera colher 12 mil abacaxis. O aumento na safra em relação ao ano passado deve ser de 10%. "A gente agora tem prazer em trabalhar porque tem a firmeza da chuva ajudando", diz.

Fonte Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário