segunda-feira, 3 de junho de 2013

FERROVIA OESTE-LESTE SÓ FICA PRONTA EM 2015 E PORTO SUL TEM PREVISÃO PARA 2017






A Ferrovia Oeste Leste – FIOL não ficará pronta em dezembro de 2014, como estava previsto no cronograma da obra. O governo do Estado já tem consciência da impossibilidade de conclusão da obra e já trabalha com a data de dezembro de 2015. como limite para a conclusão do primeiro trecho entre Ilhéus – Caetité. 

Já a conclusão do Porto Sul está prevista para 2018 ou, na melhor hipótese, para o final de 2017.  A Bamin Mineração, por outro lado, já recebeu autorização de lavra do Ministério de Minas de Energia e quando os trabalhos de lavra forem iniciados, não poderão ser interrompidos por mais de seis meses.

Com isso, tudo indica que a empresa estará em condições de produzir antes da conclusão da ferrovia e do Porto Sul.Os executivos da Bamin Mineração já trabalham com a hipótese de utilizar o terminal privativo que a empresa vai construir no Porto Sul somente daqui a cerca de quatro anos, e já possuem estudo demonstrando a viabilidade de exportação pelo  Porto de Aratu, mas isso enquanto estiver com produção reduzida.  

Em relação a FIOL há mais otimismo e os executivos esperam que o atraso seja inferior a seis meses e a conclusão do primeiro trecho ocorra em meados de 2015. A Bamin vai investir cerca de R$ 3 bilhões na extração do produto nos municípios de Pindaí e Caetité, no semiárido baiano.

O atraso no cronograma da Ferrovia Oeste-Leste deve-se a diversos problemas enfrentados nos lotes em que a obra foi dividida, a exemplo do lote 1 no qual existe uma pendência judicial impretada pelo consórcio SPA/Delta. Esse trecho tem menos de 5% de obras realizadas e está parada. Nesse e em outros trechos há problemas de desapropiacões e de traçado. Em outros trechos falta licença do Ibama e contratos estão desativados e há problemas na compra de trilhos.

Um comentário:

  1. Anônimo01:29

    http://www.egba.ba.gov.br/diario/DO03/DODec00.html

    Decreto regulamenta o processo de seleção pública de acionista ou grupo de acionistas privados que comporão com o Estado da Bahia a Sociedade de Propósito Específico - SPE responsável pela construção, operação e exploração de Zona de Apoio Logístico - ZAL, Terminal ou Terminais de Uso Privativo - TUP, na área do Porto Sul,

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