terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pará organiza produtores para eventos internacionais do cacau


A elaboração de um projeto para tornar mais eficiente a participação do Pará no Salão Internacional do Chocolate foi discutida nesta segunda-feira, 11, na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). A proposta é criar um grupo permanente, de caráter institucional, que estabeleça diretrizes estratégicas para organizar e dar maior destaque à cadeia produtiva do cacau paraense no evento realizado anualmente em Paris, França.

Os produtores serão selecionados e organizados em grupo representativo das zonas produtoras, que será preparado para participar de eventos dessa magnitude. A ideia é aproveitar melhor os espaços do estande brasileiro no salão, com maior visibilidade para atrair o público frequentador da feira. Essa estratégia também dará destaque aos produtos da cadeia produtiva do cacau paraense despertando o interesse dos chocolateiros e fabricantes de chocolates.
“Nosso maior desafio é obter o volume necessário e com qualidade para atender a demanda do mercado externo”, informou o secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes. O governo já trabalha na identificação do cacau produzido nas diferentes regiões do Estado e na capacitação dos produtores, em parceria com a Comissão Executiva do Plano da lavoura Cacaueira (Ceplac) e com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).
O superintendente da Ceplac, Jay Wallace Mota, enfatizou a necessidade de ampliar o quadro de classificadores do cacau. O laudo de classificação atestará a qualidade do produto e fará com que as empresas usem o cacau do Pará na fabricação de chocolates finos e não apenas para fazer manteiga. O produto certificado poderá ser beneficiado com redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), outro atrativo para incentivar o aumento da qualidade na produção do cacau com fins de exportação.

A discussão do projeto de participação do Pará em eventos continua no dia 19, em reunião que será realizada na sede do Serviço Nacional de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae).

Informações da agência Pará de Notícias/ Por Leni Sampaio - Sagri




Nenhum comentário:

Postar um comentário