quinta-feira, 25 de julho de 2019

HELICOBACTER PYLORI E DOENÇAS DA PELE

Medicina&Saúde

Por Dra. Tamara Mazaracki


A lista de potenciais ações de H. pylori fora do estômago inclui manifestações dermatológicas, neurológicas, hematológicas, oculares, cardiovasculares, metabólicas, alérgicas, hepática. Helicobacter parece contribuir em vários problemas inflamatórios da pele, podendo levar à incapacitação profissional, pessoal e emocional. Rosácea é uma dermatite facial crônica com vermelhidão (eritema) e dilatação de vasos capilares superficiais. A causa permanece desconhecida, no entanto é a doença cutânea mais comumente associada com H. pylori, presente em 81% dos portadores de rosácea com queixas gástricas.


Urticária idiopática crônica é uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e inchadas, como vergões, que aparecem subitamente na pele e coçam muito. Meta-análises mostram que a taxa de remissão total após erradicação de H. pylori varia de 50 a 60%. Estes estudos apontam para a conclusão de que Helicobacter é uma das possíveis causas da urticária crônica. No prurigo crônico (presença de nódulos com intenso prurido) a evidência mostra que H. pylori atua diretamente dentro da pele, ao invés de indiretamente por mediadores inflamatórios (citocinas).

Pesquisas mostram que 100% dos portadores de psoríase moderada ou grave são H. pylori positivo, enquanto apenas 37% dos pacientes com psoríase leve são positivos. H. pylori parece afetar a severidade clínica da psoríase e a melhora do quadro é mais rápida quando se erradica a bactéria. Doenças autoimunes bolhosas (pênfigo, epidermólise bolhosa, dermatite herpetiforme) têm H. pylori positivo em 80% dos casos. 

Fontes:

*World J Gastroenterology 2018. Helicobacter pylori & extragastric diseases: A review.

*J Biomedical Science 2018. H. pylori infection & extra-gastroduodenal diseases.

*Indian J Dermatology 2018. Association between Psoriasis & H. pylori Infection: Systematic Review & Meta-analysis.

**  #HelicobacterPylori #Hpylori #gastrite #úlcera #rosácea #psoríase #urticária

Nenhum comentário:

Postar um comentário