quarta-feira, 18 de novembro de 2020

PAISAGISMO&JARDINAGEM - CERCA VIVA

Nome Científico: Podocarpus macrophyllus
Nomes Populares: Pinheiro-de-buda, Pinheiro-budista, Podocarpo, Podocarpus
Família: Podocarpaceae
Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Ornamentais, Bonsai, Cercas Vivas
Clima: Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, China, Japão
Altura: 4.7 a 6.0 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene




O pinheiro-de-buda é uma conífera colunar, ereta, que pode alcançar porte arbustivo a arbóreo, com até de 20 metros de altura, dependendo da variedade. Sua folhagem é perene, compacta, de coloração verde-escura e brilhante, composta por folhas lineares. Por se tratar de uma planta dióica, apresenta plantas separadas para o sexo feminino e masculino. As flores são amarelas, discretas, surgem na primavera e não apresentam importância ornamental. Os pequenos frutos de cor vermelha a arroxeada, formados apenas nas plantas fêmeas, são comestíveis e atraem os passarinhos.

O pinheiro-de-buda é um arbusto versátil, que se encaixa perfeitamente em jardins de estilo oriental, clássico, mediterrâneo ou contemporâneo. Sua forma é bonita, não obstante, pode ser topiado para adquirir o formato desejado. No jardim se presta para o plantio isolado ou em renques: junto a muros e formando cercas-vivas. Por não ter raízes agressivas e espinhos, é uma ótima opção para calçadas. Desenvolve-se muito bem quando envasado, e assim é apropriado para adornar pátios, sacadas e varandas também. O pinheiro-de-buda é uma espécie bastante visada para a formação de Bonsai e para jardins planejados de acordo com os preceitos do Feng Shui.
Existem centenas de plantas que pode ser usada em cercas vivas, no entanto, nenhuma se iguala ao podocarpo ou pinheiro-de-buda. Pode ser também associada a outras plantas, inclusive coloridas em um plano mais abaixo, complementando o ambiente .

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, arenoso, levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. É capaz de tolerar curtos períodos de estiagem, mas não resiste à encharcamentos. Aprecia o clima subtropical e é tolerante à geadas leves. Planta indicada para o paisagismo na praia, por ser resistir à salinidade e maresia. Multiplica-se por estaquia dos ramos e por sementes (germinação em cerca de 2 anos após o plantio).



Podas recorrentes são indicadas – principalmente se você fizer uma cerca viva podocarpo;

Onde usar o podocarpo

A planta podocarpo é versátil, pode ser usada no jardim, como cerca viva e até mesmo em vasos dentro de casa.


Cerca viva podocarpo

Quer ter mais privacidade na varanda separando ambientes ou jardim? Então aposte na cerca viva podocarpo. Os principais cuidados deverão ser regar a planta todos os dias e podar sempre, para manter o formato da sua cerca.

Podocarpo muro

Já o podocarpo muro é para quem gosta de decorar a fachada de casa. Os cuidados são os mesmos em qualquer lugar, mas a vantagem é que você consegue usar outros tipos de plantas com o podocarpo muro.




Paisagismo & Jardinagem
Ed Ferreira (73) 988221126
e-mail: ed.ferreira3@gmail.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário