Tumbergia azul
Nome científico: Thunbergia grandiflora Roxb
Nome popular: Tumbérgia azul
Origem: Nativa Índia
Características:O gênero Tumbérgia é composto por cerca de trezentas espécies de plantas trepadeiras, sendo as mais comumente encontradas a Thunbergia grandiflora (também conhecida como tumbérgia azul ou trepadeira azulzinha) e a Thunbergia erecta (conhecida com tumbérgia arbustiva ou ereta). Outras trepadeiras menos comuns desse gênero e que possuem similares características são a sapatinho de judia e a Suzana dos olhos negros (a trepadeira amarelinha). Caracteriza por ser um arbusto semi lenhoso, do tipo liana, com ramos bem flexíveis e é muito vigorosa de crescimento rápido. Suas folhas apresentam a cor verde, e têm formato oval com bordas denteadas de forma irregular e suas flores são bem grandes e campanuladas, solitárias, mas também com inflorescências de poucas flores, brancas ou mesmo azuladas com o centro amarelo.
É uma planta que floresce abundantemente na estação da primavera mas também em outras estações esporádicas ao longo do ano. A espécies T. Alba tem flores brancas. E pode ser cultivada em qualquer região do país.
Esta planta se adaptou muito bem ao clima brasileiro e hoje é comum recomendar se o seu plantio de forma pendente nas fachadas das residências em pérgulas ou sobre cercas ou muros.
Necessita de sol, mas aceita locais de sol pela manhã apenas, solo fértil e bem drenado.
Na cova de plantio colocar adubo orgânico bem curtido, cerca de 500 gramas.
Adicionar também 100 gramas de farinha de ossos e areia, misturando tudo com composto orgânico feito de folhas.
Usar tutor feito de sarrafos, por ser uma semi trepadeira ou então já conduzir os ramos para o muro, cerca ou pérgula.
Não esquecer de regar na hora do plantio e depois por pelo menos 10 dias para garantir água até a planta se fortalecer.
Depois planejar na rega normal do jardim.
Haverá necessidade de controle de seu tamanho, então em época em que estiver sem flores, realizar a poda do arbusto, deixando sempre pelo menos 6 gemas em cada ramo.
Após a poda, adubar a muda com adubo animal curtido e composto orgânico regando bem.
Excelente para cobertura de pérgulas e caramanchões, mas é em muros e cercas que fica melhor, derrubando-se em longos ramos floridos.
Pode ser consorciada com outra do mesmo gênero, em outra coloração, isto é, misturando-se as cores branca e azul, num belo efeito ornamental.
Pode ser consorciada com outra do mesmo gênero, em outra coloração, isto é, misturando-se as cores branca e azul, num belo efeito ornamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário