quarta-feira, 25 de novembro de 2020

PAISAGISMO & JARDINAGEM - MUITO ALÉM DE UMA OBRA DE ARTE

Foto captada da internet

Quando recebo um convite para realizar qualquer trabalho na área do paisagismo ou Jardinagem, uma das primeiras atitudes é conversar bastante com o possível contratante.

Saber de sua história, origem, trajetórias de vida, experiências, etc. Por que isso! No meu ponto de vista o paisagismo é uma obra de arte que tem que ser construída a partir do despertar do sentimento do contratante, portanto deve ser “uma tela pintada com exclusividade”, se for para usar os modelos pré-existente é o mesmo que copiar uma réplica.

Não podemos deixar de considerar que o homem é um ser composto por camadas sentimentais e na medida em que vai amadurecendo suas memórias afetivas afloram com uma carga sentimental muito forte e isso se traduz em bem estar. Por essa razão, nós, profissionais do paisagismo, temos que tentar emplacar o máximo possível desses sentimentos nos projetos.

Os componentes vegetais usados no paisagismo envolve uma série de ações perceptivas que deve despertar no contratante o sentimento afetivo puxando pela memória através dos sentidos que pode ser pelo olfato (um cheiro característico de uma planta reporta a pessoa a uma lembrança agradável), o paladar (o sabor de uma fruta, uma espécie de chá e até mesmo uma erva da culinária), a audição e o tato (por meio de vento balançando os galhos ou tocando nas pedras, nas flores).

O importante é que de alguma forma o paisagismo só é importante se cumprir sua missão no despertar dos sentidos, mesmo que seja apenas o visual (cores e formas).

A concepção de uma composição Paisagística requer o emprego adequado dos elementos vegetais no ambiente. Por essa razão em uma área, principalmente a residencial deve ter um conjunto de plantas que atenda aos sentimentos.

As flores, as frutas, os condimentos e as cores devem compor o ambiente numa escala proporcional ao espaço. Objetivando atender a todos, procuro pesquisar as espécies que possam ser adequadas aos jardins e que possam atender a outras necessidades que não seja apenas à estética. As frutas, os aromáticos, os chás, etc.


Por Ed Ferreira
Paisagista
(73) 9 8822-1126
ed.ferreira3@gmail.com





Olá...Nós somos da agência Waltour.
O nosso trabalho é ajudá-los a planejar e realizar suas viagens
seja de Turismo ou Negócios.
Fisicamente nos localizamos ao lado do Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus e atendemos
pelo WhatsApp ( 73) 9 9134-6313
Fazemos: Receptivo, Traslados, Passeios, Hospedagem e Emissão de passagens



Nenhum comentário:

Postar um comentário