Eugenia brasiliensis: Grumixama exótica
A grumixama, também conhecida como cereja do Brasil, a exemplo de muitas outras fruteiras silvestres, foi pouco estudada. O gênero botânico Eugenia, ao qual pertence a grumixama (Eugenia brasiliensis Lam.), da família das Myrtaceae, é representado por dezenas de espécies, grande parte nativas do Brasil.
Grumixama exótica mas repleta de nutrientes para a saúde
Grumixama (Eugenia Brasiliensis) é uma planta tipicamente brasileira, encontrada em várias regiões do Brasil e conhecida popularmente por grumichaba, grumiçava, grumixameira e gurumichaba.
Grumixama (Eugenia Brasiliensis) é uma planta tipicamente brasileira, encontrada em várias regiões do Brasil e conhecida popularmente por grumichaba, grumiçava, grumixameira e gurumichaba.
Conheça a Planta
A grumixameira é uma árvore de médio porte que varia de 6 a 15 metros de altura, prefere solo com variados nutrientes, sem encharcamento e é bem resistente à variação de temperatura. Produz flores brancas muito perfumadas e seu fruto remete ao tamanho de uma cereja, cuja polpa é suculenta, branca e com sabor levemente adocicado. A planta apresenta três variedades de frutos que são amarelo, vermelho-escuro e roxo. A frutificação acontece nos meses de outubro a dezembro.
Propriedades terapêuticas da Grumixama
Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como adstringente, revitalizadora, diurética, anti-inflamatória, aromática e energizante; além de alto teor de antioxidantes. O fruto possui consideráveis teores de vitaminas do complexo B e C.
Ela é usada na medicina popular para alívio de várias enfermidades e a tradição é passada de pai para filho.
Utilização da Grumixama
Os frutos maduros são consumidos in natura ou aproveitados para fazer sucos, doces, mousses, sorvetes, picolés e para o recheio de bolos e sorvetes.
As cascas são utilizadas em forma de chá, com mel; e possuem efeito expectorante aliviando tosses e bronquites. Alivia dores estomacais e sintomas da gripe e febre.
Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde intestinal
A arvore é usada para finalidades ornamentais e para arborização urbana de praças e canteiros. Suas flores são melíferas e fazem parte de pomares de apicultores.
Onde encontrar a Grumixama
Ela é encontrada em pomares das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de planta.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Caracteristicas
A grumixameira é uma pequena árvore de cerca de 8 m de altura, com folhas simples e opostas, obovadas ou elípticas, coriáceas e brilhosas na face superior, com flores brancas, axilares, reunidas em grupos de 4 ou 5. O fruto é uma baga globosa, amarela, vermelha ou roxo-escuro, contendo 1 ou 2 sementes. A polpa é sucosa e doce acidulada. É, provavelmente, originária do Nordeste (CAVALCANTE, 1989); para Silva (1996), a grumixameira é originária da Mata Atlântica e pode chegar a vinte metros de altura.
Por Ed Ferreira - Paisagista
Zap: (73) 9 8822-1126
ed.ferreira3@gmail.com
Olá...Nós somos da agência Waltour.
O nosso trabalho é ajudá-los a planejar e realizar suas viagens
seja de Turismo ou Negócios.
Fisicamente nos localizamos ao lado do Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus e atendemos
pelo WhatsApp ( 73) 9 9134-6313
Fazemos: Receptivo, Traslados, Passeios, Hospedagem e Emissão de passagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário