sábado, 28 de novembro de 2020

Paisagem &Jardinagem - Frutas

Planta que compõe a nossa flora nativa, abundante nas restingas, cerrados . Faz parte da memória afetiva de muita gente. Ideal para compor jardins  pelo fato de não possuir raízes agressivas, não ficar muito alta e duas vezes por ano produz frutos perfumados que atrai pássaros e podendo ser aproveitados para fazer uma excelente geleia.


Myrciaria cuspidata:  Cambuím ou Cabuí

Subarbustos ou arbustos  alcança  0,15-3,5 m altura.

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: 

Cambuím – vem do Tupi Guarani e significa “Frutinha que nasce no galho fino”. Também chamada de Cambuí amarelo, Cambuí de restinga.





 








Origem: Aparece com certa raridade na floresta semideciduas (que perdem as folhas) de altitude e na Mata atlântica; ocorrendo com maior frequência na floresta de restinga litorânea, desde o Ceará até o Rio Grande do Sul, Brasil. 

 

Características: 

Arvoreta densamente ramificada desde a base que atinge 2 a 4 metros de altura, com muitos ramos formando copa densa e globosa. O tronco é curto e liso com 5 a 25 cm de diâmetro, de casca descamante no sentido longitudinal, com cor palha esverdeada. A ponta dos ramos novos é amarelada após a brotação. As folhas são simples, opostas e glabras (sem pelos) com pecíolo ou haste de 3 a 5 mm de comprimento.

As flores são hermafroditas e nascem em grupos de 5 a 15.

Os frutos são bagas ovoides amarelas e translúcidas de 0,6 a 1,2 cm de diâmetro, com casca bastante fina e com arilo amarelado envolvendo de 1 a no máximo 2 sementes arredondadas de coloração creme.

 

Dicas para cultivo: 

Planta rústica e bastante adaptável e que resiste a baixas temperaturas (até – 6 graus), embora seja nativa de lugares onde o clima é tropical, a planta também aparece naturalmente em áreas mais frias. Pode ser cultivada com sucesso desde o nível do mar até 1,500 m de altitude. Na natureza o índice de chuvas ocorrente fica entre 900 a 2.500 mm anuais. Aprecia diversos tipos de solos como os vermelhos, arenosos e até argilosos, que sejam profundos, conservem razoável umidade e tenham pH neutro (ente 5,0 a 6,2). É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção. Essa espécie pode ser cultivada em vasos grandes de 35 cm de boca e 40 ou 50 cm de altura. O substrato deve ser o mesmo indicado abaixo para produção de mudas. Começa a frutificar com 2 a 3 anos após o plantio.

 

Mudas: 

As sementes são recalcitrantes (perdem o poder germinativo em 10 dias se forem secas), medindo 3 a 4 mm de diâmetro. As sementes germinam em 40 a 60 dias, se plantadas em substrato feito de 40% de terra, 20% de areia e 40% de matéria orgânica. As sementes podem ser semeadas em jardineiras ou canteiros e depois quando estiverem com 10 cm de altura podem ser transplantadas para embalagens individuais que devem ser deixadas em local com sombreamento de 50% até soltarem brotos novos, depois podem ficar em pleno sol. As mudas atingem 25 cm com 8 a 10 meses após a germinação. A melhor época de plantio das mudas é nos meses de setembro a outubro. 

Plantando: 

Pode ser plantado a pleno sol como em plena sombra em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 4 ou 5 m entre plantas. É bom fazer covas de 50 cm nas três dimensões e prepará-las com 2 meses de antecedência misturando aos 30 cm da terra inicial da cova 1 kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 6 a 7 pás de matéria orgânica. A melhor época de plantio é de setembro a novembro. Após o plantio irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada. 

Cultivando: 

Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos doentes ou aqueles que nascerem cruzados ou voltados para o interior da copa. Adubar a partir do segundo ano com composto orgânico, pode ser 3 a 4 pás de cama de frango bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação. Essa espécie frutifica melhor se for irrigada na época da floração.

 Usos: 

Frutifica nos meses de novembro a dezembro. Os frutos apesar de pequenos podem ser consumidos in-natura e muito apreciados. Os frutos maduros podem ser despolpados sob uma peneira e a polpa utilizada para fazer sucos, sorvetes e geleias. Essa espécie está entre as melhores para atrair pássaros.

As flores são apícolas e a arvoreta é ornamental, podendo ser cultivada com sucesso na arborização urbana.

Por Ed Ferreira

Zap: (73) 98822-1126

ed.ferreira3@gmail.com



Olá...Nós somos da agência Waltour.
O nosso trabalho é ajudá-los a planejar e realizar suas viagens
seja de Turismo ou Negócios.
Fisicamente nos localizamos ao lado do Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus e atendemos
pelo WhatsApp ( 73) 9 9134-6313
Fazemos: Receptivo, Traslados, Passeios, Hospedagem e Emissão de passagens


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário