quarta-feira, 9 de agosto de 2023

COMO CULTIVAR HIBISCO VIBRANTE










Com flores extravagantes que atraem borboletas e beija-flores, o hibisco (H. rosa-sinensis) ilumina o jardim de verão como poucos outros arbustos floridos. Estas plantas tropicais vêm em uma ampla gama de cores marcantes, incluindo: vermelho, amarelo, rosa, laranja, pêssego, coral e branco.

Trate bem esses arbustos de clima quente, e você pode desfrutar de flores ininterruptas da primavera ao outono. Siga estes passos para cultivar plantas saudáveis de hibisco.

ESCOLHA O LOCAL DE PLANTIO IDEAL

 O hibisco requer de seis a oito horas de sol direto diariamente para prosperar. Se você mora em uma área propensa a condições de vento, coloque as plantas em locais protegidos, pois as flores são delicadas e rasgam com facilidade.

O hibisco também se sai muito bem em recipientes — uma boa solução quando você deseja aproveitar as plantas em áreas onde o plantio do solo não é possível, como ao redor de piscinas e em decks. O hibisco tropical requer temperaturas acima de 45 graus Fahrenheit. Por isso, o cultivo de contêineres dentro de casa no inverno também é uma opção. 



Hibiscus têm em uma ampla gama de cores marcantes.

PREPARE O SOLO

Para um crescimento ideal, o hibisco requer solo rico. Enriqueça o solo antes do plantio, emendando com composto caseiro ou ensacado e compostos de minhocas. Um estudo de 2009 da Sociedade Americana de Ciências Hortícolas descobriu que o hibisco cultivado com composto de minhoca cresceu e teve melhores flores. Aumente ainda mais a fertilidade do solo e incentive as florações profusas de hibiscos adicionando a formulação 16-16-16 à área de plantio, de acordo com as instruções da embalagem.

O hibisco cresce melhor em solos levemente ácidos e com pH entre 6,5 e 6,8. 
Antes de plantar, determine o pH do seu solo testando-o. Se necessário, aplicar alterações para alterar o pH. Aumente o pH usando a cal de ação rápida Pennington e diminua o pH aplicando enxofre no solo. Aguarde duas semanas e teste novamente a área de plantio para garantir que os níveis de pH sejam ideais para o cultivo de hibisco.

Para hibiscos cultivados em recipientes, use solo de vaso que drene bem e que seja projetado para plantas ácidas.

PLANTA

Cavar um buraco no local de plantio que é tão profundo quanto a bola de raiz de hibisco, e duas a três vezes mais largo. Retire cuidadosamente o hibisco de seu recipiente de viveiro e coloque o arbusto no buraco de plantio. Encha o buraco de plantio no meio do caminho com o solo cavado do buraco e, em seguida, regue bem para assentar a planta e eliminar quaisquer bolsões de ar. Termine de preencher o buraco com  o solo ao redor da planta. Adicione uma camada de uma polegada de minhocas ao redor da base da planta e, em seguida, regue novamente até que o solo e as minhocas estejam bem umedecidos.
Se você estiver plantando mais de um hibisco, espalhe-os de 3 a 6 metros de distância. 



As flores de hibisco são algumas das flores de verão mais impressionantes.

ÁGUA REGULARMENTE

Mantenha o solo ao redor do hibisco úmido, mas não encharcado. Na primeira semana após o plantio, regue diariamente, diminuindo para uma vez a cada dois dias na segunda semana e, posteriormente, cerca de duas vezes por semana, quando não há chuva. Se o tempo ficar especialmente quente e seco, regue a cada dois dias. Evite regar a folhagem ao irrigar o hibisco, pois a folhagem úmida pode levar a doenças foliares, como o míldio.


FERTILIZAR FREQUENTEMENTE

Uma vez que o hibisco se estabeleça e um novo crescimento seja visto, alimente-se a cada duas semanas com um fertilizante para plantas em floração, como fertilizante 0-10-10, que é projetado para promover a floração e o crescimento vigoroso das raízes. Para garantir que o hibisco receba nutrientes essenciais, adube também mensalmente com a formula 9-4-9. 

PRUNE PARA PROMOVER O FLORESCIMENTO

As flores de hibisco duram apenas um dia antes de fechar e, eventualmente, cair da planta. Mantenha a planta arrumada, removendo as flores gastas. Para plantas que você passa o inverno dentro de casa ou crescem ao ar livre em um clima ameno, podar o arbusto de volta em um terço no final do inverno ou início da primavera. Remova os galhos cruzados e mortos e corte a planta para que todos os caules tenham o mesmo comprimento.

CUIDADO COM PRAGAS E DOENÇAS

O hibisco é suscetível a diversas pragas e doenças. Os danos causados por pragas de insetos ao hibisco incluem queda prematura de flores, falha em florescer e prosperar em geral, buracos nas folhas e pétalas e uma substância pegajosa nas plantas e superfícies próximas. Pragas comuns incluem pulgões, ácaros, tripes e moscas-brancas. 

Verifique a planta de hibisco periodicamente em busca de sinais de pragas e danos causados por pragas. Trate pequenas infestações removendo as pragas com uma forte pulverização de água. Para infestações recorrentes ou mais graves, aplique um inseticida combinado com fungicida começa a matar imediatamente e não vai prejudicar a planta.

Os hibiscos também são suscetíveis a doenças foliares, incluindo mofo cinzento (botrytis) e oídio e oídio.  Tais distúrbios causam manchas brancas, cinzas ou amarelas nas folhas, e podem levar a botões mofados que caem antes de florescer. 

CONCLUSÃO

Cultivar hibiscos vibrantes que iluminam seu jardim com flores é uma experiência gratificante. Aplique estas dicas de plantio e manutenção, e você pode desfrutar de flores abundantes e coloridas e plantas de hibisco saudáveis e vigorosas durante todo o verão.

Por Ed Ferreira

Fontes:
1. "Hibisco Tropical", Louisiana State University Agricultural Center, julho de 2000.

2. "Vermicomposto de esterco de porco cresce hibisco saudável," American Society for Horticultural Science, 17 de dezembro de 2009.

3. "Hibisco", Associação Nacional de Jardinagem.

4. Dom C. Wilkerson, et. al., "Hibisco tropical (Hibiscus rosa-sinensis)," AgriLife Extension Texas A&M System.

Nenhum comentário:

Postar um comentário