quinta-feira, 11 de abril de 2024

O que é Tanque Rede e quais as Vantagens e Desvantagens

 

O tanque-rede é uma estrutura utilizada na piscicultura (aquicultura) para a criação de peixes em ambientes naturais, como rios, lagos ou represas. Essa tecnologia consiste em gaiolas ou compartimentos flutuantes, feitos geralmente de redes ou telas resistentes, que são ancorados ou fixados em posições específicas nas águas.

Vantagens do Tanque Rede:

Uso de Águas Naturais: O principal benefício do tanque-rede é a utilização de corpos d’água naturais para a criação de peixes. Isso evita a necessidade de construir grandes tanques ou viveiros em áreas específicas, permitindo uma melhor integração com o ambiente.

Movimentação e Manejo: Os tanques-rede são facilmente movimentados para diferentes locais, permitindo uma melhor distribuição dos peixes de acordo com a qualidade da água, a disponibilidade de alimentos e outras condições favoráveis.

Aeração Natural: A estrutura aberta do tanque-rede permite uma boa circulação de água, o que ajuda a manter níveis adequados de oxigênio dissolvido, favorecendo o bem-estar e o crescimento saudável dos peixes.

Baixo Impacto Ambiental: Quando bem manejados, os tanques-rede podem ter um baixo impacto ambiental em comparação com outros sistemas de aquicultura. Eles permitem uma maior integração com o ecossistema local e reduzem a degradação de áreas naturais.

Desvantagens do Tanque Rede:

Condições Ambientais: O sucesso do cultivo em tanques-rede está diretamente relacionado às condições ambientais do corpo d’água onde estão localizados. Mudanças abruptas no nível da água, temperatura ou qualidade podem afetar negativamente a produção.

Risco de Fuga e Predação: Os tanques-rede estão sujeitos ao risco de danos causados por predadores naturais e podem permitir a fuga de peixes, o que pode comprometer a produção e afetar o ecossistema local caso sejam espécies exóticas.

Poluição Hídrica: Se não forem adequadamente manejados, os tanques-rede podem contribuir para a poluição da água por meio do acúmulo de dejetos e excesso de ração não consumida.

Custos e Manutenção: A construção e manutenção dos tanques-rede podem requerer um investimento inicial significativo, bem como gastos contínuos para garantir a integridade das estruturas.

Regulamentação Ambiental: A criação em tanques-rede pode estar sujeita a regulamentações ambientais específicas, e é importante obter as licenças e autorizações necessárias junto aos órgãos ambientais.

Peixes que podem ser criados

Alguns dos principais peixes que podem ser criados em tanques-rede incluem:

Tilápia (Tilapia spp.): A tilápia é uma das espécies mais comuns e populares para a criação em tanques-rede devido à sua rusticidade, rápido crescimento e alta adaptabilidade a diferentes condições ambientais.

Tambaqui (Colossoma macropomum): O tambaqui é um peixe nativo da Amazônia e é bastante apreciado na piscicultura por sua carne saborosa e alto valor comercial.

Pirarucu (Arapaima gigas): O pirarucu, também conhecido como “bacalhau da Amazônia”, é um peixe de grande porte e alto valor econômico. Sua criação em tanques-rede requer cuidados específicos devido ao tamanho e comportamento.

Cachara (Pseudoplatystoma fasciatum): A cachara, também conhecida como surubim-pintado, é uma espécie de grande porte muito valorizada na pesca esportiva e na piscicultura comercial.

Matrinxã (Brycon amazonicus): O matrinxã é um peixe de escamas muito apreciado na culinária regional e tem sido alvo de criação em tanques-rede devido ao seu valor comercial.

Pacu (Piaractus mesopotamicus): O pacu é um peixe de grande porte, conhecido por sua resistência e carne saborosa. É uma espécie comumente criada em tanques-rede.

Pintado (Pseudoplatystoma corruscans): O pintado, também conhecido como surubim-pintado, é uma espécie de grande porte muito apreciada na pesca esportiva e na piscicultura comercial.

Lambari (Astyanax spp.): O lambari é uma espécie de pequeno porte muito utilizada como isca viva na pesca esportiva e também pode ser criada em tanques-rede.

Conclusões
Apesar das desvantagens, os tanques-rede têm se mostrado uma alternativa viável para a piscicultura em ambientes naturais, desde que sejam adotadas práticas adequadas de manejo para garantir a sustentabilidade do sistema e a preservação dos recursos hídricos.

A escolha desse sistema dependerá das condições locais, da espécie a ser criada e dos objetivos do produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário