segunda-feira, 10 de junho de 2024

Filosofia do Concreto

 

O universo passa por um processo contínuo de fenômenos de transformações normais na evolução dos seres animados e inanimados, ocorre que dentre todos os seres vivos o homem, até onde temos conhecimento, é a única espécie que mais interfere diretamente nas mudanças do meio. 


O homem tende a aumentar e em grandes quantidades a ocupar cada vez mais o espaço geográfico. O grande desafio é conciliar essa convivência em harmonia com a natureza, que de forma sábia tem um a capacidade de se regenerar e reagir de forma adaptativas as mudanças evolutivas, contudo, o homem ainda não se deu conta que a sustentabilidade é o eixo principal da sobrevivência humana. As ações do homem devem focar o olhar no meio em que vive como parte de um ser que se preocupa com sua própria existência e de sua geração futura.

Por mais que a ciência ganhe importância, o universo ainda continuará sendo por séculos a grande incógnita.  O sol, a lua e os demais planetas sinalizam que o universo é infinitamente vasto e que mesmo tão distante estão interligados em rede de luz, sons e vibrações. No entanto, o conhecimento científico ainda engatinha para conhecer os grandes mistérios que envolve o universo. Os primeiros passos, seriam conhecermos o nosso entorno, as nossas vidas no tocante ao meio em vivemos para depois avançarmos para outras fronteiras.

A falta de conexão por meio do elo que nos une à vida do planeta terra é que nos torna inimigos de nós mesmos. Dentre todos os seres vivos, o homem se projeta por ser a única espécie que transita entre todas as demais, e até interfere em seu curso existencial.

A terra em seu manto complexo de vidas, fruto de uma evolução continua, possui e interagem com uma infinidade de seres vivos, as quais também interferem, assim como o ser humano, na cadeia de sobrevivência de outras espécies. A exemplo dos micros seres: fungos, bactérias e vírus.

Os detalhes intrínsecos do papel de cada ser dotados de uma sabedoria impulsiva, proveniente da condução evolucionista é quem conduz o equilíbrio da existência.

Quando, através da ciência, nos aprofundarmos nos estudos e observação e conhecermos as demais sociedades que fazem parte meio, muitas vezes de forma imperceptível para nós, a exemplo dos vegetais, das vidas marinhas, dos insetos, das bactérias, fungos e vírus, talvez alcancemos uma vida plena.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário