quarta-feira, 11 de setembro de 2024

ADÉLIA E AUGUSTÃO VIRANDO A CHAVE

           


               A comunidade de Ilhéus, está tendo uma grande oportunidade de quebrar um tabu ao escolher uma mulher para dirigir o executivo municipal.

              Adélia Pinheiro que acertadamente escolheu o símbolo da chave que ao virar estará destrancando uma fechadura enferrujada ao longo da história, abrindo assim uma nova porta para a geração presente e futura. Um novo capítulo será escrito, uma cidade que foi a sede de uma capitania, prestes a completar 500 anos. Um município banhado pelo oceano atlântico com 84 km de praias lindas, todas bordadas pelo bioma Mata Atlântica, com um clima agradável e equilibrado. Cujo seio abriga uma das culturas mais cobiçadas do planeta que aqui chegou em 1746 e aqui foi adotado o cacau.


               Todos os destinos chegam a Ilhéus, uma posição geográfica privilegiada, estradas como BR101, interligada a Ba 415 que está em plena obra de duplicação, Ba 001 que interliga todo litoral norte sul da Bahia da divisa com Sergipe até Canavieiras e futuramente a Porto Seguro. Uma cidade aberta a vários destinos pelo mar aberto, encurtando as rotas econômicas e turísticas. Um porto de onde chega navios turísticos e saem os produtos regionais e em breve um grande terminal portuário de grãos e minérios que certamente colocará Ilhéus em um patamar econômico mais elevado, abrindo novas oportunidades de empregos e rendas. Um aeroporto doméstico que atende ao turismo e cargas, mas que já tem projeto e lugar definido para um grande aeroporto que atenda todas as demandas regionais de cargas e passageiros.

                O município, graças a visão estratégica dos últimos três governadores da Bahia, Jacques Wagner, Rui Costa e agora Jeronimo Rodrigues, prepararam o mesmo para um grande polo de desenvolvimento, planejando a saúde com bons hospitais a exemplo do Hospital Costa do Cacau que serve a todos os municípios no seu entorno, a Policlínica Regional que tem os equipamentos de última geração e funciona por meio de um consórcio dos Municípios também do entorno. O Hospital Materno Infantil que atende as mães parturientes e as crianças. Hoje Ilhéus é um polo de referência na saúde e está se preparando para ser também um grande polo educacional juntamente com os demais municípios em seu entorno com Universidade Federal, Estadual, particulares, escolas técnicas voltadas para a vocação natural da região, escolas primárias e secundárias do município e do Estado, creches e estudos de tempo integral para jovens.

                Obviamente que o planejamento e a condução de um município tão importante como esse, que foi mal conduzido no passado, precisa de uma pessoa experiente que já tenha sido testada e aprovada no serviço público, que entenda de administração, planejamento, saúde, ciência e educação e Adélia é a única que preenche todos esses requisitos.

Ed Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário