Ilhéus sediará, entre os dias 10 e 12 de maio, o VI Seminário Nacional da Juventude Negra – JN13.
O evento tem por objetivo dar continuidade ao ciclo de fortalecimento e formação política da JN13, ampliando a influência para dentro do Partido dos Trabalhadores e uma maior participação da juventude na pauta do Movimento Negro. Promovido pelas três esferas do PT (nacional, estadual e municipal), o seminário visa ainda incidir de forma articulada e qualificada nas decisões políticas de combate ao racismo e na promoção de políticas de igualdade racial.
O encontro, que deve contar com a participação de cerca de 100 pessoas de várias partes do Brasil, será realizado no Seminário São Jorge dos Ilhéus, rodovia Ilhéus/Itabuna, vila Nazaré, Fundão, e contará com extensa programação. Avaliar os encaminhamentos das demandas e resoluções da JN13 nos últimos 4 anos; realizar a formação política sobre o PT, discutir temas como “a Juventude Negra e a Questão Racial; realizar planejamento e definir agenda para o próximo período; definir política de organização e organicidade da JN13, junto a pasta de Ações Afirmativas da JPT e Mobilizar jovens negras e negros de 16 a 29 anos, filiados ao PT, de todas as regiões do Brasil fazem parte da programação oficial do evento.
Na programação, estão previstos para o dia 10, das 10 às 13 horas, a recepção e acolhida das delegações, seguido de credenciamento e acomodação das mesmas. Às 14 horas acontece a mesa de abertura do Seminário, que contará com as presenças do secretário Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores, Jefferson Lima; da secretária Estadual da Juventude do PT, Polyana Rebouças; da diretora Nacional de Ações Afirmativas da JPT; Dione Silva, do presidente do PT da Bahia; Jonas Paulo; da vereadora ilheense, Carmelita Ângela, de representantes da Fundação Perseu Abramo, da Fundação Friedrich Ebert e do Comitê de Entidades Negras, entre outras autoridades.
Ainda no dia 10, será apresentado o primeiro painel com o tema “O PT, a Juventude Negra e a Questão Racial”, seguido de espaço para debate, baseado nas provocações e estímulos apresentados pelos painelistas. Ás 16h30min será formada a primeira mesa do seminário, que debaterá “A Contribuição da militância negra na luta dos trabalhadores/as em nosso país e a Construção da Revolução Democrática”. Das 17h30min às 18h, o espaço estará aberto aos participantes.
Entre os dias 11 e 12 a programação segue com diversas palestras e atividades, entre elas a discussão sobre a JN13 no fortalecimento das Políticas de Combate ao Racismo, e no enfrentamento à mortalidade da Juventude Negra, debate sobre o Mapa da Violência 2012 e o Plano de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra da SNJ. Também estão na pauta do evento debates sobre a participação e apresentação dos encaminhamentos, “JN13 e o processo de organização”, sobre funcionamento e dinâmica da JN13 até os dias de hoje, “JN13 e a Diretoria de Ações Afirmativas – perspectivas de uma nova JPT”, debate sobre qual o papel da JN13 junto à Pasta de Ações Afirmativas da JPT, produção de conteúdos intelectuais e políticos por parte dos grupos de Trabalho, que servirão de subsídios para o documento final.
Debate sobre Comunidades Tradicionais, Papo Nagô: Mulheres Negras e Relação de Poder, Ato-Show em Defesa da Vida da Juventude Negra, Espaço onde dois Griot’s (um homem e uma mulher) históricos do Movimento Negro abordam sobre “Lutas e Resistências da Nossa História”, também serão abordados durante os 3 dias de evento. Para encerrar a programação do Seminário, será discutido ainda o empoderamento e a preparação para participação em espaços de tomada de decisões e apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário