Quando
o Blog Photossintese sinalizou no mês de março que havia possibilidades da Bamin
para outra região, a notícia balançou as estruturas politicas do estado e
região (Veja Aqui).
Cantado
em verso e prosa como uma das obras de infraestrutura que a Bahia mais
precisa, aparentemente chegou, enfim, a hora do Porto Sul sair do
papel.
Ministério
Publico
|
O Governo do Estado, após muitas negociações e explicações,
aparentemente conseguiu chegar a um denominador comum com o Ministério Público
para dar início às intervenções em Ilhéus.
O grande problema residia no fato de que a instituição investigadora não estava suficientemente convencida da eficiência e lisura do processo de contratação para erguer o porto. De acordo com os promotores de Justiça, a licitação seria o modelo ideal de convocação para as construções, como em qualquer processo público comum.
O governo, porém, se desdobrou e conseguiu convencer o MP de que os interesses na construção eram bastante específicos e que não demandavam uma concorrência pública. Jaques Wagner convenceu, então, os promotores de que os R$ 5 bilhões necessários para construir dois portos serão bancados totalmente pela iniciativa privada.
A ideia é que a empresa Bamin seja responsável por um e uma espécie de leilão seja feito pela construção do outro. Todos os acordos serão feitos mediante Sociedades para Fins Específicos (SFE). Segundo o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, em maio haverá formalização das SFEs e as obras podem estar bem perto de começar.
O grande problema residia no fato de que a instituição investigadora não estava suficientemente convencida da eficiência e lisura do processo de contratação para erguer o porto. De acordo com os promotores de Justiça, a licitação seria o modelo ideal de convocação para as construções, como em qualquer processo público comum.
O governo, porém, se desdobrou e conseguiu convencer o MP de que os interesses na construção eram bastante específicos e que não demandavam uma concorrência pública. Jaques Wagner convenceu, então, os promotores de que os R$ 5 bilhões necessários para construir dois portos serão bancados totalmente pela iniciativa privada.
A ideia é que a empresa Bamin seja responsável por um e uma espécie de leilão seja feito pela construção do outro. Todos os acordos serão feitos mediante Sociedades para Fins Específicos (SFE). Segundo o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, em maio haverá formalização das SFEs e as obras podem estar bem perto de começar.
As informações são do A Tarde/adaptado pelo PHOTOSSINTESE.
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