As galinhas mudaram. Hoje em dia os frangos de corte são várias vezes maiores que os frangos de décadas passadas - e um novo estudo, realizado por pesquisadores no Canadá, oferece uma explicação do porquê as aves ficaram tão grandes.
Os frangos apresentados foram todos criados da mesma forma e fotografados com a mesma idade. O Huffington Post adicionou as datas a esta imagem. (Poultry Science, Advanced Access, 2014) ("O crescimento, a eficiência e a produtividade de frangos de corte para fins comerciais, a partir de 1957, 1978 e 2005")
Para o estudo, os cientistas criaram três raças de frango de corte: uma raça que era comum em 1957, outra de 1978, e uma terceira, de 2005, chamada de raça Ross 308, relatou a rede de notícias CBC News.
"Nós alimentamos estas galinhas exatamente com as mesmas coisas, mas não fornecemos hormônios", disse o autor principal do estudo, o Dr. Martin Zuidhof, professor associado de ciências agrárias da Universidade de Alberta, à CBC. "A única diferença no tratamento de nossos estudos foi a genética."
(A US Food and Drug Administration tem, por muito tempo, proibido o uso dehormônios na produção de aves.)
O que os pesquisadores descobriram? Os frangos da raça Ross 308 cresceram muito mais do que a raça de 1978 e quatro vezes mais do que a raça de 1957.
"Nós realmente nunca tínhamos testado a raça de 1978 antes, mas o resultado foi bem coerente com o que acreditávamos que seria, com base na seleção histórica para a taxa de crescimento e eficiência", disse Zuidhof, ao canal de notícias canadense CTV.
Em outras palavras: as galinhas de hoje são maiores simplesmente porque elas foram criadas para serem maiores. Deveríamos estar preocupados com o consumo dessas aves grandes?
"Não há perigo em comer frangos maiores," disse Zuidhof ao The Huffington Post, em um email. "Isso seria comparável a dizer que é mais perigoso comer cenouras grandes, porque elas são maiores."
O estudo foi publicado online na revista Poultry Science em 26 de setembro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário