segunda-feira, 26 de agosto de 2019

A MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DA BAHIA

Meio Ambiente

Sul da Bahia é Destaque em Conservação
“A Mata Atlântica na Bahia distribui-se por cinco regiões: Chapada Diamantina-Oeste, Litoral Norte, Baixo Sul, Sul, Extremo-Sul. Essas regiões apresentam características ecológicas, histórias de ocupação humana, usos do solo e pressões antrópicas distintas. Diversos ciclos econômicos sucederam-se nos domínios da Mata Atlântica na Bahia: pau brasil, cana-de-açúcar, ouro, diamantes, café, jacarandá, gado, algodão, cacau e recentemente monocultura de eucalipto”.

“Das cinco regiões da Mata Atlântica na Bahia, três situam-se ao sul da Baía de Todos os Santos no Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA)”.

“Na Bahia, o CCMA estende-se por um vasto território limitando-se ao norte pelo Rio Paraguaçu (na Baía de Todos os Santos) e ao sul pelo Rio Mucuri, na divisa com o Estado de Espírito Santo”.

No Extremo Sul da Bahia - está localizada a maior concentração florestal nativa protegida, compreendendo três parques nacionais: Descobrimento, Monte Pascoal e Pau-Brasil na parte terrestre, com cerca de 50.000 hectares de matas e o Parque Nacional Marinho Abrolhos, com 90.000 hectares. As pequenas bacias hidrográficas protegidas por estes parques nacionais são extremamente importantes não só para a biodiversidade da Mata Atlântica, como também para os recifes de coral e outros ecossistemas marinhos do Banco de Abrolhos e do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, a zona mais rica em recifes de coral do Atlântico Sul”.

No vasto território da Mata Atlântica baiana, além dos três grandes Parques Nacionais, as demais unidades de conservação de proteção Integral são: Reserva Biológica de Una, Parque Estadual Serra do Conduru e Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães. Todas essas UCs continentais juntas representam cerca de 78.000 hectares de florestas protegidas.

No Domínio da Mata Atlântica da Bahia há ainda 32 Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Estaduais englobando, além de florestas continentais, mangues, ilhas, bancos coralíneos e outros ecossistemas associados. Além dessas UCs, cerca de 60 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) juntas protegem mais de 9.510 hectares de ecossistemas”.

“O CCMA representa cerca de 75% da região biogeográfica “Bahia”, conforme análise efetuada por Silva e Casteleti (2001), abrangendo diferentes tipologias da Mata Atlântica: floresta ombrófila densa; manguezais; restingas; floresta semidecídua; floresta ombrófila aberta”.

Foram criadas 36 áreas de proteção ambiental (APA), totalizando 128 Unidades de Conservação cadastradas no estado, instituídas por decretos e portarias federais, estaduais e municipais. A incidência das APA se deve a sua adequação e orientação às atividades humanas sendo mais flexíveis. Considerando os diferentes biomas, cerrado, caatinga e floresta (Mata Atlântica), constata-se que com maior percentual de Unidades de Conservação encontra-se em áreas de florestas devido à sua fragmentação e estado de degradação. As Reservas Particulares surgem como opção de preservação totalizando 60 unidades.

Na Região Metropolitana de Salvador, estão situadas algumas áreas verdes e parques que guardam grandes espaços de vegetação. São eles: o Parque Metropolitano de Pituaçu, o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (ou Jardim Zoológico de Salvador), o Jardim Botânico de Salvador, o Parque da Cidade Joventino Silva (ou Parque da Cidade).

No Baixo Sul, região formada pelos municípios de Nilo Peçanha, Camamu, Cairu, Igrapiúna, Ibirapitanga, Ituberá, Piraí do Norte, Taperoá, Valença, Maraú e Presidente Tancredo Neves, é considerado como um mosaico de Áreas de Proteção Ambiental (APAs), (18) sendo constituído por cinco delas: Pratigi, Guaibim, Caminhos Ecológicos da Boa Esperança, Tinharé/Boipeba e Baía de Camamu. As riquezas naturais — matas, praias, rios, cachoeiras, manguezais, restingas, constituem a maior parte de sua paisagem.

Unidades de conservação

Como em todo o Brasil, na Bahia também existem áreas de preservação e conservação, que são geridas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, protegidas por lei e têm sua função determinada pelas categorias de Proteção Integral e Uso Sustentável, definidas pela Lei 9985 de 2000, Sistemas de Unidades de Conservação (SNUC), e uma delas é a educação ambiental. Abaixo estão listadas as áreas de conservação e preservação localizadas na Bahia.

Além das UC existentes, há projetos de criação outras áreas para proteger os vestígios de mata Atlântica que ainda sobrevive no sul e extremo sul da Bahia, a exemplo do Monumento Natural de Pancada Grande na divisa entre os municípios de Ituberá e Igrapiúna com uma área de 613 hectares; Refúgios de Vida Silvestre e o Parque Nacional de Boa, Nova abrangendo os municípios de Boa Nova, Manoel Vitorino e Dário Meira. Área de Proteção Ambiental e Parques Nacional e Estadual do Alto Cariri no limite de Minas Gerais e Bahia e Parque Nacional das Serras das Lontras, Javi e Quati nos municípios de Una e Arataca em 16 520 hectares.

PARQUES CRIADOS POR DECRETOS

Através de decretos e portarias federais foram instituídos sete parques nacionais no estado da Bahia. São eles:

1. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, fica localizado no arquipélago marinho de Abrolhos, no sul do litoral baiano. Foi o primeiro parque nacional marinho do Brasil.

2. O Parque Nacional da Chapada Diamantina, fica localizado na Chapada Diamantina, abrangendo cinco municípios baianos

3. O Parque Nacional do Descobrimento, fica localizado no município de Prado e faz parte das Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento. Apesar de ter forte potencial para o turismo ecológico, ainda não está aberto aos visitantes.

4. O Parque Nacional Grande Sertão Veredas, fica localizado entre os estados de Minas Gerais e Bahia

5. O Parque Nacional de Monte Pascoal, fica localizado na Costa do Descobrimento e também faz parte das Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento

6. Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, fica localizados entre os estados de Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins. Foi criado pelo IBAMA através do Decreto de 16 de julho de 2002 e com uma área de 729 813,551 hectares.

7. O Parque Nacional Pau Brasil, fica localizado na Costa do Descobrimento e também compõe as Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento.

Parques Estaduais

8. O Parque Estadual da Serra do Conduru, fica localizado entre os municípios de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca e possui 9 275 hectares de área.

9. O Parque Estadual Morro do Chapéu, fica localizado no município de Morro do Chapéu, incluso na bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu

10. O Parque Estadual Sete Passagens fica localizado no município de Miguel Calmon. Nesse parque fica as nascentes das bacias hidrográficas do Rio Paraguaçu e do Rio Salitre e está incluso também bacia do Rio Itapicuru.

11) O Parque Nacional de Boa Nova tem 12.065 hectares e foi criado em junho de 2010 juntamente com um Refúgio de Vida Silvestre de 15.024 hectares, objetivando proteger uma importante área na transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica.

Parque Estadual

Os Parques estaduais são áreas dotadas de atributos excepcionais da natureza, criados com a finalidade de proteção integral da flora, da fauna, do solo, da água e de outros recursos e belezas naturais, conciliando a utilização para objetivos científicos, educacionais, de recreação e de turismo ecológico.

1) Parque Estadual do Morro do Chapéu

Decreto de Criação:
Decreto estadual nº 7.413 de 17 de agosto de 1998

Importância do Parque Estadual do Morro do Chapéu
A área do Parque Estadual do Morro do Chapéu está inserida em uma região de elevado significado cênico/turístico da Chapada Diamantina e tem como objetivos básicos assegurar a proteção de inúmeras espécies de animais raras e ameaçadas de extinção, preservar a vegetação característica, campo rupestre e um ecótono cerrado/caatinga, bem como proteger os sítios arqueológicos existentes na área.

Localização e área

O Parque está inserido no município de Morro do Chapéu, na região do Piemonte da Chapada Diamantina, na bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu. Possui uma área estimada de 46.000 ha.

2) Parque Estadual da Serra do Conduru

Decreto de criação:
Decreto Estadual nº 6.227 de 21 de fevereiro de 1997

Decreto de ampliação:
Decreto Estadual nº 8.702 de 04 de novembro de 2003

Importância do Parque Estadual da Serra do Conduru
A vegetação do Parque é caracterizada pela Floresta Ombrófila Densa e possui um alto potencial para conservação da biodiversidade e altíssima diversidade biológica, com cerca de 458 espécies diferentes de árvores por hectare. Este é um dos índices mais elevados do mundo com altos níveis de endemismo. Representa um dos mais importantes blocos de remanescentes florestais de mata Atlântica da Costa Nordestina.

Localização e área
O Parque está localizado em área dos municípios de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca, inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio Leste e possui uma área de 9.275 ha.
Parque Estadual das Sete Passagens

Decreto de criação:
Decreto Estadual nº 7.808 de 24 de maio de 2000

3)  Parque Estadual das Sete Passagens

O Parque Estadual das Sete Passagens abriga potencial hídrico de grande importância local, por estar situado no polígono das secas. No Parque e no seu entorno existem inúmeras nascentes que suprem riachos, que por sua vez contribuem sobremaneira para alimentar o Rio Itapicuru-mirim, afluente importante da Bacia do Rio Itapicuru.

Constituindo um dos remanescentes da Mata Atlântica, localizado ao Sul da Serra de Jacobina e constituído pelas Serras do Campo Limpo, da Sapucaia e da Jaqueira, o Parque caracteriza-se como Refúgio Biológico, possuindo áreas com grande necessidade de preservação ambiental pela exuberante vegetação, alta diversidade florística e faunística, contendo espécies ameaçadas de extinção.

Localização e área
O Parque Estadual das Sete Passagens fica localizado no município de Miguel Calmon, inserido na Bacia hidrográfica do rio Itapicuru. Possui uma área estimada de 2.821ha.
Parque Estadual da Serra dos Montes Altos
Decreto de criação:

· Decreto Estadual Nº 12.486 de 29 de novembro de 2010

4)  Parque Estadual da Serra dos Montes Altos

O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos foi criado a partir de uma demanda da comunidade local, com o objetivo de assegurar a conservação da biodiversidade regional, garantindo condições para a existência da fauna de mamíferos, com ênfase no cachorro-vinagre (Speothos venaticus), espécie ameaçada de extinção. O Parque abriga muitas espécies raras e endêmicas de ecossistemas naturais de transição Caatinga-Cerrado, além de muitas cachoeiras e nascentes de grande importância para a região Sudoeste do Estado. Fora isso, pode-se encontrar em grutas e abrigos um vasto patrimônio arqueológico e o sítio arqueoastronômico, a exemplo da “Casa da Pedra”. Desta forma, o Parque revela-se com grande potencial para o turismo.
Localização e área

O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos fica localizado nos municípios de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Guanambi, Pindaí e Candiba, do Estado da Bahia. Possui uma área estimada de 18.491 ha.

Áreas de Proteção Ambiental (APA)

As áreas de proteção ambiental (APA) geralmente possuem uma grande área com ocupação humana, e que visa o desenvolvimento sustentável e conciliar o ser humano com o meio ambiente. Na Bahia há 32 APA.

1. APA Gruta dos Brejões - Veredas do Romão Gramacho está localizada entre os municípios de João Dourado, Morro do Chapéu e São Gabriel e possui 11 900 hectares de área.

2. APA Joanes-Ipitanga, está localizada entre os municípios de Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Salvador e Dias d'Ávila e possui 64 463 hectares de área.

3. APA Serra do Ouro está localizada no município de Iguaí e possui 50 667,62 hectares de área.

4. APA Serra do Barbado está localizada entre os municípios de Abaíra, Érico Cardoso, Jussiape, Piatã, Rio de Contas e Rio do Pires e possui 63 652 hectares de área.

5. APA Serra Branca - Raso da Catarina está localizada no município de Jeremoabo e possui 67 234 hectares de área.

6. APA São Desidério está localizada no município de São Desidério

7. APA Santo Antonio está localizada entre os municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte e possui 23 000 hectares de área.

8. APA Rio Preto está localizada entre os municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Mansidão

9. APA Rio Capivara está localizada no município de Camaçari e possui 1 800 hectares de área.

10. APA Pratigi está localizada entre os municípios de Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Ibirapitanga e Piraí do Norte e possui 85 686 hectares de área.

11. APA Ponta da Baleia - Abrolhos está localizada entre os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, possui 346 000 hectares de área.

12. APA Plataforma Continental do Litoral Norte está localizada do Farol de Itapuã, em Salvador, até a divisa com o Sergipe, em Jandaíra, e possui 362 266 hectares de área.

13. APA Mangue Seco está localizada no município de Jandaíra e possui 3 395 hectares de área.

14. APA Litoral Norte está localizada entre os municípios de Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra e possui 142 000 hectares de área.

15. APA Lagoas e Dunas do Abaeté, está localizada no município de Salvador e possui 1 800 hectares de área.

16. APA Lagoas de Guarajuba está localizada no município de Camaçari e possui 230 hectares de área

17. APA Lagoa Encantada e Rio Almada está localizada entre os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Itajuípe, Coaraci e Almadina e possui 157 745 hectares de área.

18. APA Lagoa de Itaparica está localizada entre os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro e possui 78 450 hectares de área.

19. APA Lago do Sobradinho está localizada entre os municípios de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Sento Sé e Sobradinho e possui 1 000 000 hectares de área.

20. APA Lago de Pedra do Cavalo está localizada entre os municípios de Feira de Santana, Antônio Cardoso, Santo Estêvão, Cabaceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Conceição da Feira e São Gonçalo dos Campos e possui 30 156 hectares de área.

21. APA Ilhas de Tinharé e Boipeba está localizada no município de CAIRU e possui 2 222 hectares de área.

22. APA Dunas e Veredas do Baixo-Médio São Francisco está localizada entre os municípios de Barra, Pilão Arcado e Xique-Xique e possui 1 085 000 hectares de área.

23. APA Costa de Itacaré - Serra Grande está localizada entre os município de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré e possui 62 960 hectares de área.

24. APA Coroa Vermelha está localizada entre os municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro e possui 4 100 hectares de área.

25. APA Caraíva - Trancoso está localizada no município de Porto Seguro e possui 31.900 hectares de área.

26. APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança está localizada entre os municípios de Ubaíra, Jiquiriçá, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Taperoá, Nilo Peçanha, Cairu e Valença e possui 230 296 hectares de área.

27. APA Baía de Todos-os-Santos, está localizada entre os municípios de Salvador (Bahia), Madre de Deus, Candeias, Simões Filho, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira, Saubara, Itaparica, Vera Cruz, Jaguaripe, Maragogipe e Salinas da Margarida e possui 800 quilômetros quadrados de área

28. APA Baía de Marimbus - Iraquara está localizada entre os municípios de Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Iraquara e Seabra e possui 125 400 hectares de área.

29. APA Baía de Guaibim está localizada no município de Valença e possui 2 222 hectares de área.

30. APA Baía de Camamu está localizada entre os municípios de Camamu, Maraú e Itacaré e possui 118 000 hectares de área.

31. APA Bacia do Rio de Janeiro está localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães e possui 351 300 hectares de área.

32. APA Bacia do Cobre - São Bartolomeu, está localizada entre os municípios de Salvador e Simões Filho e possui 1 134 hectares de área.

Monumentos naturais

Os monumentos naturais são unidades de conservação de proteção integral, pretende preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica e a Bahia possui dois que são:

1)  O Monumento Natural dos Canions do Subaé está localizado no município de Santo Amaro da Purificação e possui 404,15 hectares de área

2)  O Monumento Natural da Cachoeira do Ferro Doido está localizado no município de Morro do Chapéu, incluso na bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu e possui uma área estimada em 400 hectares

Estações ecológicas

As estações ecológicas são unidades de conservação que dão preferência ao desenvolvimento de pesquisas científicas. No Estado da Bahia há três.

1)  A Estação Ecológica de Rio Preto está localizada entre os os municípios de Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia e possui uma área total de aproximadamente 4 536 hectares.

2)  A Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães está localizada no município de Wenceslau Guimarães, incluso na bacia hidrográfica do Recôncavo Sul, sub-bacia Rio das Almas (ou Jequié) e possui 2 418 hectares de área.

3) A Estação Ecológica Raso da Catarina, está localizada no município de Paulo Afonso e possui 105 282 hectares de área, criado em 2001.

4)  A Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, está localizada nos municípios de Jaborandi (Bahia) e Cocos e possui 128.521 hectares de área, criado em 13 de dezembro de 2002.[23]

Áreas de relevante interesse ecológico -ARIE

As áreas de relevante interesse ecológico (ARIE) geralmente possuem uma pequena área, mas com espécies únicas e/ou muito raras. No Estado da Bahia estão localizados três dessas.

1) A ARIE Serra do Orobó está localizada entre os municípios de Rui Barbosa e Itaberaba e possui 7 397 hectares de área. Nesse ARIE pode-se encontra três biomas, a caatinga, cerrado e mata Atlântica.

2)  A ARIE Nascentes do Rio de Contas está localizados entre os municípios de Abaíra e de Piatã e possui 4 771 hectares de área.

3) A ARIE Cocorobó está localizada no município de Euclides da Cunha

Reservas particulares do patrimônio natural

As reservas particulares do patrimônio natural (RPPN) são áreas privadas, gravadas com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. De acordo com dados do IBAMA de janeiro de 2008, as RPPN federais que existem na Bahia estão listadas abaixo.[24]

1. A RPPN Fazenda Boa Vista está localizada no município de Malhada e possui 1 500 hectares de área.

2. A RPPN Lagoa do Formoso está localizada no município de Cocos e possui 502 hectares de área

3. A RPPN Fazenda Morrinhos está localizada no município de Queimadas e possui 192 hectares de área

4. A RPPN Fazenda Lontra/Saudade está localizada no município de Entre Rios e possui 1 377,33 hectares de área.

5. A RPPN Fazenda Kaybi está localizada no município de Ubaíra e possui cinco hectares de área

6. A RPPN Agda está localizada no município de Pojuca e possui 13,39 hectares de área

7. A RPPN Adilia Paraguaçu Batista está localizada no município de Mucugê e possui 70 hectares de área

8. A RPPN Fazenda Itacira está localizada no município de Itapebi e possui 100 hectares de área

9. A RPPN Fazenda Boa Vista está localizada no município de Malhada e possui 1 700 hectares de área.

10. A RPPN Fazenda Sossego está localizada no município de Uruçuca e possui 4,7 hectares de área

11. A RPPN Fazenda Pé de Serra está localizada no município de Ibotirama e possui 1 259,2 hectares de área.

12. A RPPN Fazenda Boa Vista está localizada no município de Malhada e possui 2 000 hectares de área.

13. A RPPN Juerama está localizada no município de Maraú e possui 27 hectares de área

14. A RPPN Fazenda Forte está localizada no município de Malhada e possui 1 500 hectares de área.

15. A RPPN Fazenda Flor de Liz está localizada no município de Ribeira do Pombal e possui cinco hectares de área

16. A RPPN Fazenda Coqueiros está localizada no município de Simões Filho e possui 86,96 hectares de área

17. A RPPN Fazenda Boa Aventura está localizada no município de Barra e possui 4 750 hectares de área.

18. A RPPN Fazenda Ararauna está localizada no município de Una e possui 39 hectares de área

19. A RPPN Reserva da Peninha está localizada no município de Cachoeira e possui 350 hectares de área

20. A RPPN Reserva Caroá está localizada no município de Santana e possui 220 hectares de área

21. A RPPN Reserva Fugidos está localizada no município de Piraí do Norte e possui 450,02 hectares de área

22. A RPPN Reserva Nat. da Serra do Teimoso está localizada no município de Jussari e possui 200 hectares de área.

23. A RPPN Reserva Salto Apepique está localizada no município de Ilhéus e possui 118 hectares de área

24. A RPPN Araçari está localizada no município de Itacaré e possui 110 hectares de área

25. A RPPN da Mata Atlântica da Manona está localizada no município de Porto Seguro e possui sete hectares de área

26. A RPPN Guara está localizada no município de Cocos e possui 1 050 hectares de área.

27. A RPPN Reserva Panema está localizada no município de São Sebastião do Passé e possui 216 hectares de área

28. A RPPN Fazenda Paraíso está localizada no município de Uruçuca e possui 26 hectares de área

29. A RPPN Lagoa do Peixe está localizada no município de Caravelas e possui 31 hectares de área

30. A RPPN Reserva Estação Veracruz está localizada no município de Porto Seguro e possui 6 069 hectares de área.

31. A RPPN Guara I e II está localizada no município de Cocos e possui 633 hectares de área

32. A RPPN Fazenda Arte Verde está localizada no município de Ilhéus e possui 10 hectares de área

33. A RPPN Lagoa das Campinas está localizada no município de Palmas de Monte Alto e possui 1 000 hectares de área.

34. A RPPN Fazenda São João está localizada no município de Ilhéus e possui 25 hectares de área

35. A RPPN Fazenda Retiro está localizada no município de Malhada e possui 3 000 hectares de área.

36. A RPPN Fazenda Pindorama está localizada no município de Itabela e possui 47 hectares de área

37. A RPPN São Francisco da Trijunção está localizada no município de Cocos e possui 162 hectares de área

38. A RPPN Fazenda Piabas está localizada no município de Queimadas e possui 110 hectares de área

39. A RPPN São Joaquim da Cabonha APA I, APA II está localizada no município de Cachoeira e possui 257 hectares de área

40. A RPPN Portal Curupira está localizada no município de Porto Seguro e possui 50 hectares de área

41. A RPPN Boa União está localizada no município de Ilhéus e possui 112,81 hectares de área

42. A RPPN Pedra do Sabiá está localizada no município de Itacaré e possui 22 hectares de área

43. A RPPN Rio do Brasil está localizada no distrito de Trancoso, município de Porto Seguro e possui área de 1 100 hectares

44. A RPPN Rio dos Monos está localizada no município de Barra do Choça e possui 8,85 hectares de área

45. A RPPN Rio Jardim está localizada no município de Porto Seguro e possui 6,93 hectares de área

46. A RPPN Fazenda Avaí está localizada no município de Caravelas e possui 469,1 hectares de área

47. A RPPN Helico está localizada no município de Ilhéus e possui 65 hectares de área

48. A RPPN Rio Capitão está localizada no município de Itacaré e possui 385,49 hectares de área

49. A RPPN Carroula está localizada no município de Prado e possui 15 hectares de área

50. A RPPN das Dunas está localizada no município de Camaçari e possui 78 hectares de área

51. A RPPN Mãe da Mata está localizada no município de Ilhéus e possui 13 hectares de área

52. A RPPN Córrego dos Bois está localizada no município de Palmeira e possui 50 hectares de área

53. A RPPN Dunas de Santo Antônio está localizada no município de Mata de São João e possui 370,72 hectares de área

54. A RPPN Ecoparque de Una está localizada no município de Una e possui 83,28 hectares de área

55. A RPPN Estância Manacá está localizada no município de Ibicaraí e possui 95 hectares de área

56. A RPPN Reserva Itaguari está localizada no município de Cocos e possui 4 000 hectares de área.

57. A RPPN Fazenda Água Branca está localizada no município de Valença e possui 97 hectares de área

58. A RPPN Cajueiro está localizada no município de Esplanada e possui 379 hectares de área

59. A RPPN Olho-de-fogo-rendado está localizada no município de São Sebastião do Passé e possui 103,73 hectares de área

60. A RPPN Curió está localizada no município de São Sebastião do Passé e possui 13,39 hectares de área

Reservas extrativistas

Como a Bahia não está dentro da Amazônia, as reservas extrativistas (RESEX) foram inicialmente somente do tipo marinha. No estado estão localizadas duas RESEX marinhas já criadas, listadas abaixo, e outras duas em fase de estudo para criação (Litoral Norte da Bahia e Itacaré).[25] Além dessas duas, há outras duas terrestres.

  1.  Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape, 8 152 hectares localizados no município de Maragogipe.
  2. • Reserva Extrativista Marinha do Corumbau, 113 hectares localizados nos municípios de Prado e Porto Seguro
  3. • Reserva Extrativista de Cassurubá;
  4. • Reserva Extrativista de Canavieiras.

Outras unidades 

Na Bahia, além das anteriores, há outras unidades de conservação.

  1. • O Refúgio de Vida Silvestre das Veredas do Oeste Baiano;
  2. • A Floresta Nacional Contendas do Sincorá;
  3. • A Estação Biológica de Canudos, é uma reserva biológica particular, com área de 1 477 hectares localizados no sertão do estado da Bahia;
  4.  A Reserva Biológica de Una.



Fontes : https://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_da_Bahia
https://www.bahiadiaadia.com/especial/8223/sul-da-bahia-e-destaque-em-preservacao-ambiental-21-03-2019/
https://www.celuloseonline.com.br/sul-da-bahia-e-destaque-em-preservacao-ambiental/

Nenhum comentário:

Postar um comentário